Polícia
Polícia Militar celebra dia da Bandeira Nacional
A Polícia Militar de Alagoas realizou, no início da tarde desta quarta-feira (19), uma solenidade alusiva ao Dia da Bandeira. O evento ocorreu pontualmente ao meio-dia, como define a tradição militar, no pátio de formatura da Academia de Polícia Senador Arnon de Mello.
A cerimônia foi presidida pelo subcomandante-geral da PM, coronel Neyvaldo Amorim, e contou com a participação de diversas autoridades militares. Na solenidade, as bandeiras inservíveis são recolhidas e incineradas em uma pira no horário de meio-dia. O subcomandante foi o responsável pelo ato, enquanto a Banda de Música e os presentes entoavam o Hino à Bandeira.
“Querido símbolo da terra, da amada terra do Brasil”
Os versos do estribilho do hino exaltam a Bandeira Nacional, principal símbolo do País. A Bandeira do Brasil foi apresentada à Nação em 19 de novembro de 1889, através de um decreto assinado pelo alagoano e proclamador da República, Marechal Deodoro da Fonseca. Desde então, ao meio-dia desta mesma data, os quartéis devem realizar um ato solene em respeito e homenagem ao Símbolo Brasileiro.
A Lei nº 5.700, de 1º de setembro de 1971, dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais. Substanciado pelo Decreto nº 4, de 19 de novembro de 1889, e com as modificações da Lei nº 5.443, de 28 de maio de 1968, o texto explica que a Bandeira Nacional foi instituída quatro dias após a Proclamação da República. Ela foi inspirada na bandeira do Império Brasileiro.
Símbolo e representações
A cor verde representa a Casa de Bragança, da família real portuguesa, enquanto a cor amarela representa os Habsburgos, a família da imperatriz Leopoldina. Além disso, as cores simbolizam as riquezas do país: o verde das matas e florestas, o amarelo das riquezas minerais, o azul do céu e o branco da paz.
O lema “Ordem e Progresso”, inscrito na bandeira, tem inspiração na filosofia positivista. As estrelas representam os 26 estados e o Distrito Federal, e sua disposição imita a constelação do Cruzeiro do Sul, conforme a posição que ela se apresentava em 15 de novembro de 1889, no Rio de Janeiro, na data e hora em que foi proclamada a República do Brasil.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




