Polícia
Videomonitoramento da SSP e policiais militares salvam mulher na Cidade Universitária
Paciente em surto psiquiátrico foi encaminhada à unidade de saúde com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar
Na madrugada desta segunda-feira (22), uma ação conjunta entre a equipe do Sistema de Videomonitoramento da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) e policiais militares do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) conseguiu salvar uma mulher paciente psiquiátrica nas proximidades da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no bairro Cidade Universitária, parte alta de Maceió.
Após monitoramento feito através das câmeras da região, foi possível acompanhar o deslocamento da vítima até o parapeito da passarela da Ufal. De imediato, uma guarnição foi acionada e, tão logo chegaram ao local, os policiais iniciaram um diálogo com a mulher e ganharam a confiança dela.
De forma rápida, os militares conseguiram detê-la e tirá-la da situação. Em seguida, equipes do Corpo de Bombeiros Militar chegaram, deram continuidade ao atendimento e encaminharam a paciente para receber os cuidados médicos necessários no Hospital Escola Portugal Ramalho, no Farol.
O zelo com a ocorrência foi elogiado pelo secretário da Segurança Pública, Flávio Saraiva. Ele ainda enalteceu o preparo dos agentes na assistência prestada.
“De forma contínua, as forças de segurança atuam para aprimorar e qualificar o trabalho diante de todo tipo de adversidade. Em casos específicos, em que a atenção e forma de condução são fundamentais, dar o melhor de si é essencial para o êxito da ação e foi justamente o que podemos observar na atuação dos nobres guerreiros, que tiveram o discernimento desde o videomonitoramento até à condução da paciente ao hospital”, afirmou Saraiva.
Qualificação
Quanto à qualificação profissional para atendimento de ocorrências envolvendo pacientes com transtornos psiquiátricos, recentemente o Corpo de Bombeiros Militar promoveu uma capacitação interinstitucional em procedimentos operacionais na abordagem a tentativas de suicídio.
O evento em alusão ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio reuniu profissionais de saúde e das forças de segurança pública com o objetivo de fortalecer a cooperação, padronizar protocolos e aprimorar o atendimento, para que ele seja mais técnico, empático e humanizado diante de situações de crise.
Durante o mês de setembro, outras ações também foram desenvolvidas pelas demais instituições ligadas à SSP com o objetivo de conscientizar os agentes públicos sobre a importância, como um ciclo de palestras promovido pela PM, reforçando as atividades de promoção de saúde mental.
Serviços para os servidores são ofertados pelas corporações ou então pela SSP, que conta com o Escuta Susp, um programa desenvolvido em parceria com o Governo Federal.
Através dele são feitos atendimentos de graça com psicólogos para quem está em risco moderado ou alto. Para mais informações sobre o serviço que é feito de forma on-line basta entrar em contato através do número (82) 98819-2710.
Já para a população em geral, que possa estar passando por um momento difícil e precise de ajuda, o número para contato é o 188, do Centro de Valorização da Vida (CVV).
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




