Polícia

Preso membro do Comando Vermelho após assassinatos por ordem da facção

Suspeito declarou que dois homicídios cometidos por ele foram realizados sob ordens diretas da organização

Por Tribuna Hoje com agências 13/09/2025 10h24 - Atualizado em 13/09/2025 14h16
Preso membro do Comando Vermelho após assassinatos por ordem da facção
Viatura da Polícia Militar - Foto: Ascom PM/AL

Um homem que afirmou exercer a função de "disciplina" dentro da facção criminosa Comando Vermelho foi preso na madrugada deste sábado (13) por militares da Força Tática do 12º Batalhão da Polícia Militar de Alagoas (12º BPM/AL). O indivíduo foi localizado no Conjunto Maceió I, no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O suspeito declarou que dois homicídios cometidos por ele foram realizados sob ordens diretas da organização, como parte de um processo de imposição de "correções internas".

A prisão ocorreu após uma denúncia anônima indicar que o suspeito, apontado como envolvido no assassinato recente de um jovem esfaqueado na Grota das Piabas, no bairro Jacintinho, estaria traficando drogas e possivelmente armado na região. Ao chegar ao local, os policiais avistaram um grupo de indivíduos que, ao perceber a aproximação da viatura, tentou escapar, pulando muros e entrando em becos. Durante a fuga, um dos homens caiu e acabou sendo capturado.

Ao ser abordado, o homem portava drogas e munições de uso exclusivo. Os agentes encontraram com o suspeito porções de entorpecentes semelhantes à maconha, cocaína e crack, todas já fracionadas e preparadas para venda, além de três munições calibre .40 intactas.
Aos militares, o homem disse ser natural de Maribondo, localizado no interior de Alagoas, e confirmou sua ligação com a facção criminosa Comando Vermelho. Segundo seu relato, ele desempenha a função de "disciplina" dentro da organização, sendo responsável por aplicar punições, manter a "ordem" entre os membros e realizar execuções ordenadas pelo grupo.

Ele confessou dois homicídios cometidos sob orientação da facção. O primeiro foi o assassinato de uma mulher em 2024, dentro de sua residência e na presença dos filhos. O segundo foi o homicídio brutal de um jovem esfaqueado até a morte na Grota das Piabas. Temendo ser preso após este último crime, ele decidiu fugir para Maceió.

Após os relatos, o suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes, localizada no Tabuleiro do Martins. Na unidade policial, ele foi autuado por tráfico de drogas, posse de munição de uso restrito e outros delitos relacionados ao caso.