Polícia
Adolescente é apreendido em Arapiraca por ameaças ao influenciador Felca
Menor é investigado por participação em quadrilha que explorava crianças na internet

A Polícia Civil de Alagoas cumpriu um mandado de busca e apreensão, e apreendeu um adolescente, de 17 anos, nesta quarta-feira (26), no bairro Fazenda Velha, em Arapiraca. Os policiais encontraram dois aparelhos celulares que foram apreendidos e serão analisados.
A ação policial foi coordenada pela Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol), e contou com o apoio operacional da 4ª Delegacia Regional de Polícia (4ª DRP) de Arapiraca e da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE/DRACCO). Os agentes deram cumprimento à ordem judicial expedida pela 1ª Vara da Comarca de Arapiraca/Infância e Juventude e Crimes Praticado contra Criança e Adolescente.
O adolescente é suspeito de integrar uma quadrilha que, por meio de "desafios" na internet, promovia exploração sexual de crianças e adolescentes. Na segunda-feira (25), um homem de 22 anos, apontado como autor de ameaças de morte contra o youtuber Felca - que fez denúncias de exploração sexual de menores, foi preso em Olinda-PE sob a mesma acusação. Os mandados fazem parte da mesma investigação.
A investigação, conduzida pela Polícia Civil paulista, aponta que o adolescente estaria envolvido em crimes cibernéticos como exploração sexual, venda e distribuição de imagens com conteúdo pornográfico de crianças e adolescentes, além dos crimes de ameaça, indução e auxílio à automutilação.
%20(1).jpeg)
Ele utilizava de plataformas digitais para coagir e incentivar crianças e adolescentes a se mutilar. Também pesa sobre ele a prática de crimes de estupro virtual, uma vez que exigia que as vítimas praticassem atos libidinosas na frente da tela do computador.
“Depois ele extorquia essas pessoas, chantageava e ameaçava expô-las. Nós encontramos ainda imagens de crimes de maus-tratos aos animais, além de imagens com apologia ao nazismo, como suásticas e imagens relacionadas”, disse a delegada Bárbara Porto, adjunta da Diretoria de Inteligência Policial, da PC/AL.
A ação faz parte de operação que investiga as ameaças sofridas pelo youtuber Felca, após este publicar um vídeo com denúncias sobre influenciadores que abusam da imagem de crianças. Ele relatou como o algoritmo divulga esse tipo de conteúdo.
%20(1).jpeg)
O delegado Thales Araújo, diretor da Dinpol/PC/AL, destacou a importância do trabalho integrado entre as Polícias Civis.
“É importante essa integração no país para aprimorar as investigações criminais e a repressão à criminalidade, permitindo que as forças de segurança atuem de forma mais eficaz na solução de delitos e na proteção da sociedade. A troca de dados e inteligência entre as polícias permite uma compreensão mais completa dos cenários criminais e a identificação de padrões, otimizando as investigações, sendo fundamental para o desmantelamento dessas organizações, disse a autoridade policial.
O menor apreendido está sob custódia da Polícia Civil e à disposição da Justiça.
Mais lidas
-
1Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
2Centro comercial
Buarque de Macedo, coração de Maceió: do apogeu à decadência
-
3Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
4Homenagem
Maceió celebra feriado municipal de Nossa Senhora dos Prazeres nesta quarta-feira (27)
-
5Falta de água
Abastecimento de água em Murici é afetado por falta de energia neste sábado (30)