Polícia
Polícia Científica de Alagoas recebe homenagem nacional por destaque em Balística Forense
Instituto de Criminalística de Maceió atingiu 10º
A Polícia Científica do Estado de Alagoas recebeu, na terça-feira (26), uma homenagem nacional no evento InterForensics, realizado em Curitiba, Paraná. O reconhecimento celebra a atuação do setor de Balística Forense do Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), que alcançou, em 2024, a marca de 10º "Hits" no Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB).
A placa comemorativa foi entregue à comitiva alagoana, composta pela perita-geral Rosana Coutinho, pelo perito-geral Adjunto Wellington Melo, e pelo chefe especial do ICM, Charles Mariano.
A honraria foi concedida pela empresa Iafis, desenvolvedora dos equipamentos e softwares que compõem o Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab).
O perito criminal Paulo Rogério Ferreira, administrador do Sinab em Alagoas, destacou a importância do prêmio. Ele explicou que trata-se de uma placa comemorativa por uma meta alcançada pelo setor de balística forense na utilização do SINAB aqui em Alagoas. "É a certificação de que o Estado de Alagoas vem oferecendo uma resposta contundente no combate ao crime. A Polícia Científica de Alagoas vem utilizando meios tecnológicos avançados no setor de balística forense que resultará na produção de laudos periciais mais consubstanciados, entregando a sociedade alagoana um serviço de combate ao crime eficiente", ressaltou o perito.
A conquista é resultado da expertise dos peritos criminais da seção de balística forense, que, por meio do Sinab, conseguiram correlacionar locais de crimes e vítimas a partir de elementos de munição coletados em casos envolvendo armas de fogo. Esse feito demonstra a eficácia e o compromisso da Polícia Científica no combate à criminalidade.
A InterForensics, considerada o maior evento de Ciências Forenses da América Latina e um dos maiores do mundo, foi palco desta importante celebração. O evento criado por peritos criminais federais reúne profissionais da perícia criminal, pesquisa científica, setor jurídico e indústria para troca de conhecimentos.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




