Polícia
Conheça Hope, cadela que localizou ossada humana enterrada a aproximadamente 3 metros
Hope, que recentemente conquistou duas certificações nacionais, auxiliou nas buscas por mulher desaparecida desde 2024

A cadela Hope, do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL), localizou, na terça-feira (12), uma ossada humana enterrada a aproximadamente três metros de profundidade em uma área de plantação de bananeiras no município de União dos Palmares, Zona da Mata alagoana. A ocorrência mobilizou três viaturas e nove militares, em apoio à Polícia Civil, que investigava o desaparecimento de uma mulher desde novembro de 2024.
Acompanhadas pelos policiais para localizar um possível corpo, as guarnições utilizaram a capacitação técnica de Hope para identificar o ponto exato onde a vítima estava enterrada. Após a escavação, os restos mortais foram retirados e encaminhados ao Instituto de Criminalística e ao Instituto Médico Legal (IML) para as devidas perícias.
.jpg)
Hope: uma história de dedicação e resultados
A destreza operacional da cadela Hope é o reflexo de muito trabalho técnico e treinamento. Ela recentemente obteve duas certificações nacionais durante o Congresso Nacional de Bombeiros (Conabom 2025). As conquistas foram nas modalidades de busca de restos mortais em ambiente urbano e de busca urbana por pessoas vivas, confirmando a excelência do trabalho desenvolvido pelo CBM/AL com seus cães de busca e resgate.
Integrante do Canil do CBM/AL, criado em 2017, Hope atua sob a condução do sargento Alvorável. Atualmente, a corporação conta com cinco cães operacionais e um filhote em treinamento. Com a recente certificação, o CBM/AL passa a ter três cães com reconhecimento nacional: Bob, especializado em detecção de odor específico; Rory, em busca de pessoas vivas em ambiente urbano; e Hope, agora certificada tanto para a busca de restos mortais em áreas urbanas quanto para a busca de pessoas vivas.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Por 30 minutos
Gêmeos de 1 ano se afogam na Barra de São Miguel
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
5O 'contrabando do bem'
A história real da série Máscaras de Oxigênio Não Cairão Automaticamente