Polícia
Ministro dos Transportes garante recursos para construção da Ponte de Penedo
Confirmação foi dada por ele em suas redes sociais neste sábado (19)
O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou em seu perfil no Instagram neste sábado (19), que a ponte de Penedo foi incluída no PAC garantindo recursos necessários para que ela seja entregue ainda em 2026.
Segundo Renan, a população pode cobrar. “Obrigado, presidente @lulaoficial! Sergipe, Alagoas e o Nordeste do Brasil agradecem o seu compromisso com a região. Agora é comigo! Cobrem, vou entregar’’, postou o ministro.
Ano passado, o ministro já havia falado a importância da construção desta ponte.
“Já está na cabeça de todo mundo que essa ponte significa desenvolvimento. Essa ponte cai fazer com que Penedo e Neópolis deixem de ser cidades de fim de linha e passem a voltar a ser rota de desenvolvimento de Alagoas, de Sergipe e de todo o Nordeste brasileiro”, falou na ocasião durante assinatura da ordem de serviço que permite o início da construção da ponte que ligará as cidades de Penedo, em Alagoas, e Neópolis, em Sergipe, na rodovia BR-349/AL/SE, no ano passado.
Como será a obra?
• A ponte receberá um investimento de R$ 203 milhões, que serão usados para construção de acessos, calçadas e ciclovias, entre outras benfeitorias;
• Sua extensão será de 1,08 quilômetro, além de 12,25 quilômetros de acessos;
• A estrutura terá 21,1m de largura, comportando calçada e ciclovias;
• Vão central com 300 metros para viabilizar a navegação;
• Cerca de 80 mil moradores serão beneficiados com o empreendimento;
• O projeto está em sintonia com os programas que visam a melhoria da qualidade ambiental do rio São Francisco;
• A empresa escolhida para realizar o empreendimento vai finalizar o projeto executivo da ponte e depois iniciar as obras.
A travessia, que hoje dura cerca de 15 minutos por balsa, com a ponte será feita em menos de dois minutos, considerando uma velocidade de 60km/hora. Além de melhorar a conectividade entre as cidades localizadas no Baixo São Francisco, a obra já impacta positivamente o turismo da região.
Ganhos socioeconômicos
Penedo, com 58.650 habitantes, e Neópolis, com 16.426 moradores, estão entre as cidades do trecho chamado de Baixo São Francisco, que corta os estados de Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia. Considerado um rio de integração nacional, o São Francisco é um dos principais vetores de desenvolvimento, principalmente do Nordeste do país.
Mais lidas
-
1Iniciativa
Deputada Fátima Canuto apresenta iniciativa voltada à saúde integral de meninas em Alagoas
-
2Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
3Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
4Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
5Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo




