Polícia

Polícia Federal identifica pacientes em hospitais de Alagoas

Por PF/AL 03/07/2024 11h03
Polícia Federal identifica pacientes em hospitais de Alagoas
Após pesquisas nos bancos de dados, os Papiloscopistas Policiais Federais lograram realizar a identificação do paciente - Foto: PF/AL

A Polícia Federal, em cooperação com o Ministério Público Estadual, tem desenvolvido importante projeto para a sociedade, no que tange à identificação de pessoas desaparecidas ou com indicativo de desaparecimento dentro do contexto do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos de Alagoas (PLID-AL).

Por meio da coleta de dados e biometrias de pessoas desaparecidas ou não identificadas, é possível confrontar as informações com os bancos de dados disponíveis e, assim, identificá-las e posteriormente auxiliar na localização de familiares.

No mês de maio, os Papiloscopistas Policiais Federais do NID/AL foram acionados pelo PLID/AL para realizar a coleta da biometria facial e papiloscópica de três pacientes internados em hospitais do estado, a fim de descobrir a real identidade deles. Após esforços para identificar os pacientes pela equipe dos hospitais, no dia 13 de maio, os Papiloscopistas coletaram a biometria de um paciente internado no Hospital Médico Cirúrgico, porém, ainda não foi possível confirmar sua identidade. No mesmo dia, foi coletada a biometria do paciente admitido na UTI do Hospital Geral do Estado (HGE).

Após pesquisas nos bancos de dados, os Papiloscopistas Policiais Federais lograram realizar a identificação do paciente.

No dia 14 de maio, os Papiloscopistas Policiais Federais se deslocaram para o Hospital Regional de União dos Palmares para identificar um terceiro paciente que, embora acordado, apresentava dificuldade de comunicação e discernimento. Com o prontuário da coleta das impressões digitais, os Papiloscopistas localizaram o registro civil nas bases de dados pesquisadas e, com isso, conseguiram identificá-lo.

Com o apoio do programa, o NID/AL tem logrado êxito ao entregar resultados à sociedade alagoana com respostas que tranquilizam as famílias e proporcionam soluções para casos de pessoas que são consideradas desaparecidas.