Mundo
Astro do cinema francês é condenado a 18 meses de prisão por agressão sexual
Gérard Depardieu, ícone do cinema francês, é condenado a 18 meses de prisão por agressão sexual, refletindo mudanças na percepção de ídolos culturais na França
Durante décadas, ele foi sinônimo do cinema francês. De Cyrano de Bergerac a Asterix & Obelix, Gérard Depardieu encantou plateias pelo mundo com seu talento e presença inconfundíveis. Mas, como já vimos com tantos nomes antes dele, a cortina também pode cair de forma brutal, não no palco, mas na vida real.
Aos 76 anos, Depardieu voltou a estampar manchetes, mas agora não por suas atuações, e sim por uma condenação que repercutiu com força na indústria do entretenimento francês. Nesta terça-feira, dia 13, o ator e cineasta foi sentenciado a 18 meses de prisão por crimes de agressão sexual, cometidos em 2001, durante as filmagens do longa Les Volets Verts.
A sentença inclui ainda o pagamento de uma multa de 20 mil euros (cerca de R$ 125,9 mil). O ator, que não compareceu à audiência, segue negando as acusações. Mas, para a Justiça francesa, os relatos e evidências foram suficientes para derrubar a narrativa de inocência.
O que aconteceu no set
Segundo os depoimentos, Depardieu teria tocado de forma inapropriada uma contra-regra de 54 anos e uma assistente de 34, ambas envolvidas diretamente nas gravações. Durante o julgamento, ele admitiu ter usado linguagem vulgar e reconheceu que, em um momento de tensão, chegou a agarrar o quadril de um cenógrafo. A defesa tentou argumentar que tudo se deu dentro de um “contexto artístico”, mas o juiz Thierry Donard não se convenceu.
Mais lidas
-
1Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
2Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas
-
3‘Putinhas de esquerda’
Sindjornal repudia ataque à jornalista proferido por advogado
-
4Nessa quarta
Polícia prende em Maribondo e Teotônio Vilela dois suspeitos de duplo homicídio em Belém
-
5Provocação
Outdoor em Arapiraca reacende tensão entre políticos e MST




