Mundo
'Mona Lisa': ativistas jogam sopa em pintura em Paris
Duas mulheres se aproximaram da pintura e atiraram o líquido no vidro que protege a obra de Leonardo da Vinci
Duas ativistas atiraram sopa no vidro que protege a pintura"Mona Lisa", no museu do Louvre, em Paris, na manhã deste domingo (28).
Imagens de um vídeo mostraram duas mulheres jogando sopa vermelha na obra de Leonardo da Vinci, o que espantou o público no local.
"O que é mais importante? A arte ou o direito a um sistema alimentar saudável e sustentável?", gritaram as ativistas em francês após a ação.
As duas ainda passaram pela barreira de isolamento para chegar mais perto da pintura. Em seguida, funcionários do museu tentaram cobrir as ativistas com tecido preto. Elas foram retiradas pelos seguranças.
As mulheres representaram a organização francesa "Riposte Alimentaire" (Resposta Alimentar), que emitiu um comunicado dizendo que o protesto procurava destacar a necessidade de proteger o ambiente e as fontes de alimentos.
Nos últimos anos, ativistas têm atacado obras de arte como forma de protesto para a conscientização das mudanças climáticas.
Em maio de 2022, o vidro em frente à "Mona Lisa" foi coberto com creme em um primeiro protesto.
Outras tentativas incluíram atirar sopa aos "Girassóis" de Vincent Van Gogh, na Galeria Nacional de Londres, em outubro de 2022, e no mês seguinte os ativistas atacaram pinturas de Goya no museu do Prado, em Madri, na Espanha.
Mais lidas
-
1Nota
SMS esclarece rumores sobre surto de meningite em supermercado no Trapiche
-
2Bairros que afundam
Braskem processa quem recusou indenização
-
3Parte alta
Vídeo: motoqueiro morre após acidente com ônibus na Via Expressa
-
4Lembra dele?
Por onde anda Wentworth Miller, protagonista de Prison Break?
-
5ACESSO À SAÚDE
Saúde reforça equipes e amplia investimentos para agentes comunitários e de combate às endemias em Alagoas