Mundo

Alagoana de 6 anos leva Ufal e o Brasil para concurso de beleza internacional

27/04/2023 15h57
Alagoana de 6 anos leva Ufal e o Brasil para concurso de beleza internacional
Representante brasileira do Festival Mundial de Beleza é filha de professor do Campus Arapiraca e vai usar traje criado por projeto da Ufal - Foto: Divulgação

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está ajudando a costurar um sonho. É que uma equipe da Escola Técnica de Arte (ETA) foi responsável por criar um traje típico que será usado para representar o Brasil no Festival de Beleza Mundial. O evento vai ser realizado no próximo mês de maio, no Peru, e a dona do figurino é uma garotinha de 6 anos, Maria Isis, filha do professor Thiago Pereira, da Ufal Arapiraca.

Como pai e apoiador do sonho da menina, Thiago conta que procurou a Ufal para se juntar à ideia porque acreditou no melhor que o projeto de extensão Moda e Arte poderia oferecer para traduzir num traje o que o Brasil representa.

“A Ufal tem uma excelência extensionista. Queríamos os artistas, docentes e estudantes que trabalham com a arte para fazer esse traje que vai representar o Brasil internacionalmente. A Isis é a personagem, mas o que ela vai representar é o país, o Estado e o Nordeste”, reforçou.

A roupa ainda não está pronta, mas já podemos dar alguns spoilers para ativar a imaginação do público. A coordenadora do projeto de extensão, Pollyana Isbelo explica que Maria Isis passou por uma consultoria de cor, para definir as melhores cores que combinam com sua pele e envolveu sua equipe para ajudar nessa missão. A aluna do curso de Produção de Moda, Ananda Soares, colocou no papel todo talento profissional e carinho pessoal para a ideia.

“Quando nos foi proposto criar esse traje foi muito importante pensar não somente no tema brasilidade, mas também na personalidade da Maria Isis já que é ela quem vai carregar todo o conceito e precisa se identificar com o que vai vestir. Então, pensando em sua paixão por sereias, no desejo de se sentir uma delas na passarela e nos elementos que representam o litoral brasileiro, construí o desenho que se tornou a proposta escolhida por ela. Espero que, primeiramente, a Maria Isis possa se sentir feliz vestindo a nossa criação, que tenha sucesso no evento e que todos enxerguem o Brasil nela. Estou muito feliz por fazer parte desse projeto e grata por essa oportunidade!”, comentou Ananda.

A ETA estará na passarela do Festival de Beleza Mundial e o Brasil vai se encantar com o que Maria Isis levará. “Ela representará o Brasil a partir do seu litoral, levando referências das cores do mar. O Brasil é conhecido internacionalmente por essa costa incrível. A sereia, com suas escamas representando as ondas então ela vai trazer muitos elementos marinhos, estrela do mar, conchas e essa beleza que é local e nacional. Fico muito feliz que os alunos tiveram essa oportunidade de pensar esse projeto que é uma responsabilidade muito grande”, reforçou a professora Pollyana.

De Alagoas para o Peru com apoio da Ufal

O que começou com uma brincadeira foi se tornando maior e daqui a poucos dias a pequena Maria Isis vai buscar a coroa em outro país. Mostrando espontaneidade e graça nas redes sociais (@diariodemariaisis), ela logo recebeu convites para fazer campanhas publicitárias e foi convidada a participar do Miss Baby Beleza Alagoas. Quando ultrapassou a fronteira do Estado, foi coroada Miss Baby Beleza Brasil, no ano passado em porto Alegre, e isso credenciou a menina para concorrer ao título internacional.

“Ela gosta de cantar, dançar, interpretar, tirar fotos, tudo flui naturalmente. Nos foi dada uma missão e estamos fazendo de tudo para ser bem feito”, contou Thiago, explicando que sua esposa, também egressa da Ufal, parou os projetos pessoais para se dedicar à agenda de Maria Isis e buscar apoiadores e patrocinadores.

Quem também apoia e acredita no sonho da menina é a equipe do projeto de extensão Bijuterias Sustentáveis, que faz parte do projeto ambiental Alagoas mais Limpa, desenvolvido no Campus Arapiraca, sob a coordenação da professora Iara Terra. As peças produzidas com capsulas de café já apareceram em fotos oficiais de Maria Isis e alavancou a divulgação da marca.

“Eles sempre reconheceram a potencialidade e a importância do nosso projeto, a questão do reúso criativo dos materiais e a diminuição dos impactos ambientais”, disse a professora Thaissa Lucio, sobre a reciprocidade do apoio.

E para contribuir com os custos financeiros da viagem ao Peru, a equipe do projeto montou dois kits de bijuterias sustentáveis que estão sendo rifados junto com outros brindes de apoiadores. Quem quiser ajudar, pode comprar um cupom de R$10,00 e concorrer aos prêmios. Clique aqui para saber como participar e esperar a Maria Isis levando a Ufal e o Brasil para o mundo.