Mundo

Primeiro-ministro do Japão é retirado às pressas de evento após explosão

Por G1 15/04/2023 13h46
Primeiro-ministro do Japão é retirado às pressas de evento após explosão
Fumio Kishida durante discurso no Japão, neste sábado (15) - Foto: Reuters

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, precisou ser retirado às pressas de um evento na manhã deste sábado (15) após uma explosão em um porto que fica a cerca de 65 km de Osaka. A Reuters informou que um suspeito atirou um objeto parecido com uma bomba de fumaça no local

Kishida estava fazendo um discurso ao público, quando a explosão aconteceu. O primeiro-ministro foi rapidamente retirado do local e não se feriu, disse a emissora NHK.

Um homem suspeito de atirar o objeto foi detido pela polícia. O vídeo acima mostra o momento da explosão e, na sequência, o suspeito sendo contido por agentes de segurança.

As imagens mostram ainda pessoas fugindo do local após o barulho da explosão.

O suspeito de atirar o objeto tem 24 anos foi preso. Ninguém se machucou, de acordo com a polícia.

Mesmo com o incidente, o primeiro-ministro deve participar de outro evento público em Chiba, perto de Tóquio, ainda neste sábado.

"Houve uma forte explosão (...). A polícia está investigando os detalhes, mas gostaria de pedir desculpas por preocupar as pessoas e causar-lhes problemas", disse Kishida, a alguns quilômetros do local do incidente.

"Neste momento, acontece uma campanha importante para o nosso país, e devemos trabalhar juntos e ir até o fim", acrescentou.

Ex-primeiro-ministro assassinado

Em julho do ano passado, o ex-primeiro-ministro Shinzo Abe foi assassinado enquanto fazia campanha para uma eleição parlamentar. O caso chocou o Japão e levou a uma revisão da segurança de políticos.

Abe foi o líder japonês que ficou mais tempo no cargo de primeiro-ministro. No dia em que foi assassinado, ele estava fazendo um discurso, quando foi baleado.

O suspeito de ser o autor dos disparos foi preso. Com ele, a polícia apreendeu uma espingarda de fabricação caseira. Materiais que se assemelham a explosivos também foram localizados na casa do homem.