Mundo

Carne criada em laboratório sem matar animais é segura para consumo

Por Metrópoles 19/11/2022 13h53
Carne criada em laboratório sem matar animais é segura para consumo
Carne cultivada surge como alternativa sustentável - Foto: Divulgação

A Food and Drug Administration (FDA), a agência de saúde dos Estados Unidos, liberou pela primeira vez um produto de carne cultivada em laboratório para consumo humano. Com a decisão, a empresa UPSIDE Foods poderá levar seus produtos ao mercado, depois de inspecionados pelo Departamento de Agricultura (USDA, na sigla em inglês) americano.

A UPSIDE produz frango cultivado em taques de aço a partir de células coletadas de animais vivos. A decisão da FDA está em vigor desde ontem, quarta-feira (16/11). Caberá ao USDA supervisionar o processamento e a rotulagem dos produtos.

No Brasil, duas opções de carne cultivada aguardam aprovação da Anvisa. Uma delas foi desenvolvida pela BRF em parceria com a startup israelense Aleph Farms. A outra, criada com tecnologia nacional pela Ambi Real Food. A expectativa é que ambas cheguem a mercado em 2024.

A demanda por alternativas à carne convencional cresce no mundo por conta das emissões de gases de efeito estufa (GEE), como é o caso do metano, atribuída à criação de animais, especialmente, gado. Não por acaso, frango cultivado nesses novos moldes foi servido aos participantes da conferência do clima, a COP27, no Egito.