Mundo

Tragédia: briga de torcidas em partida de futebol na Indonésia deixa mais de 125 mortos

Tumulto teve início após o apito final da partida, que terminou com vitória do Persebaya, visitante, por 3 a 2

Por GE 03/10/2022 10h38 - Atualizado em 03/10/2022 14h39
Tragédia: briga de torcidas em partida de futebol na Indonésia deixa mais de 125 mortos
Uma confusão dentro de um estádio de futebol terminou em tragédia neste sábado, na Indonésia - Foto: Reprodução

Uma confusão dentro de um estádio de futebol terminou em tragédia neste sábado, na Indonésia. Aconteceu durante partida entre Arema FC e Persebaya Surabaya, pela primeira divisão nacional, e terminou com pelo menos 174 mortes, segundo último boletim do governo local no domingo.

Dois dos mortos eram policiais e mais de 300 pessoas ficaram feridas, informou o inspetor-chefe da polícia local. O tumulto teve início após o apito final da partida, que terminou com vitória do Persebaya, visitante, por 3 a 2.

Informações da imprensa indonésia dão conta de que o tumulto começou porque torcedores invadiram o campo para protestar contra jogadores e funcionários do clube. Foi aí que policiais entraram em ação, e gás lacrimogêneo foi utilizado. 

Pessoas que tentavam escapar do gás perderam o controle e acabaram pisoteando outras no local. Existem relatos de que muitos sentiram falta de ar, e que pais se perderam de seus filhos por conta de uma situação de "pânico incontrolável".

O tumulto, que começou dentro do estádio, seguiu do lado de fora. Dois carros de polícia foram destruídos, um deles queimado. Torcedores também atearam fogo em outras instalações do estádio.

Quatro brasileiros estiveram em campo. Maringá, goleiro do time da casa, e Higor Vidal, Léo Lelis e Sílvio Júnior, jogadores visitantes - os dois últimos fizeram gols no jogo.

Com o lamentável episódio, a liga nacional suspendeu as partidas da competição por uma semana. De acordo com comunicado, houve danos significativos ao redor do estádio. A Associação de Futebol da Indonésia iniciará investigação.

Nota oficial

Dono da casa, o Arema FC se pronunciou de forma oficial através de seu presidente, Abdul Haris:

"O Arema FC expressa suas profundas condolências pelo desastre em Kajuruhan (nome do estádio). A direção do Arema FC também é responsável pelo tratamento das vítimas, tanto as que morreram quanto as feridas.

Como acompanhamento, a gerência do Arema FC também estabelecerá um centro de crises ou posto de informações às vítimas para receber relatórios e tratar as vítimas que estão hospitalizadas e doentes.

Às famílias das vítimas, a direção do Arema FC pede imensas desculpas e está pronta para indenizar. A direção está pronta para aceitar sugestões de tratamento pós-desastre para que muitos sejam salvos."