Mundo

Arqueólogos acham esqueleto de 'mulher-vampira' em escavação

Por Extra 05/09/2022 14h55
Arqueólogos acham esqueleto de 'mulher-vampira' em escavação
Corpo na vila de Pień tinha uma foice colocada em volta do pescoço - Foto: Reprodução

Um esqueleto do que os arqueólogos acreditam ter sido uma vampira do século XVII foi descoberto em recente escavação perto de Bydgoszcz (Polônia).

A equipe de pesquisadores da Universidade Nicholas Copernicus, de Toruń, descobriu que o corpo na vila de Pień tinha uma foice colocada em volta do pescoço para "impedir que ela voltasse à vida", bem como um cadeado no dedão do pé esquerdo. Os detalhes da descoberta foram revelados pelos cientistas nesta semana.

Os pesquisadores também descobriram que os restos mortais tinham um gorro de seda na cabeça, indicando que a mulher tinha um alto status social, e tinha um dente saliente. Os pesquisadores disseram que a descoberta é inédita e a primeira na Polônia.

As pessoas marcadas como bruxas ou vampiros muitos séculos atrás eram temidos mesmo após a morte. Os vivos não mediam esforços para impedir que um morto se levantasse do túmulo, indicam os achados.

O professor Dariusz Poliński, da Universidade Nicholas Copernicus, que liderou a equipe, disse que este exemplo da prática antifeitiçaria era incomum.

"As formas de proteção contra o retorno dos mortos incluem cortar a cabeça ou as pernas, colocar o falecido de bruços para morder o chão, queimá-los e esmagá-los com uma pedra", disse ele, de acordo com o site "Arkeonews".

No entanto, neste caso, uma técnica diferente que nunca havia sido encontrada em solo polonês - uma foice posicionada no pescoço - foi usada.

"Foi colocada no pescoço de tal forma que, se a falecida tentasse se levantar, provavelmente a cabeça teria sido cortada ou ferida", explicou Poliński.

Outro objeto no túmulo era um cadeado fechado no dedão do pé esquerdo. Segundo o professor Poliński, "isso simboliza o fechamento de uma etapa e a impossibilidade de retorno".

Os arqueólogos notaram que a mulher foi enterrada de maneira incomum e com muito cuidado, o que é surpreendente, dados os costumes antivampíricos tradicionais. Os restos desenterrados de Pień foram levados para Toruń, onde serão submetidos a um exame detalhado.

Neste século, vários restos mortais que seriam de "vampiros" foram achados em escavações na Polônia. A maioria com a cabeça decepada.