Mundo
Rússia corta gás da Europa por tempo indeterminado
A Gazprom, estatal de gás natural da Rússia, disse que o principal gasoduto da Europa não pode reabrir neste sábado (03) conforme o planejado devido a um novo problema técnico, descoberto durante a manutenção que ocorreu nesta semana.
O Nord Stream 1 fechou para inspeção de três dias da única turbina que ainda estava em funcionamento, com promessa da Rússia de retomar o fluxo após o período. Desde o início da guerra e das sanções ocidentais contra a Rússia, Moscou vem reduzindo os envios de gás natural para a Europa, que estava em 20% de sua capacidade total nas últimas semanas.
Segundo a Gazprom, um vazamento de óleo foi detectado na única turbina a gás em funcionamento no gasoduto, impedindo que ela seja reaberta dentro do prazo estabelecido. A empresa disse que só vai retomar os envios após resolver o problema, mas não deu um prazo para o retorno.
A falta de perspectiva sobre o retorno do fluxo de gás da Rússia para a Europa marca nova escalada nas disputas de energia que Moscou vem travando com a Europa em retaliação às sanções impostas por conta da invasão da Ucrânia.
Apesar de a União Europeia ter dito que está dois meses adiantada em sua meta de preencher reservatórios de gás para o inverno, um corte total do fornecimento russo pode fazer disparar os preços de energia no continente, colocando em cheque a segurança energética dos países durante o inverno, período de maior consumo de energia por conta da exigência de calefação.
Mais lidas
-
1Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
2Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
3Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
4Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo
-
5Agreste de Alagoas
Câmera flagra colisão frontal entre motos e deixa três feridos em Craíbas




