Mundo

China monitorou voo de Nancy Pelosi e mandou aviões de guerra sobrevoarem Taiwan

Por G1 02/08/2022 12h17
China monitorou voo de Nancy Pelosi e mandou aviões de guerra sobrevoarem Taiwan
Reprodução do site Flight Radar 24 mostra itinerário de avião do governo dos Estados Unidos, circulando o mar da China e indo na direção de Taiwan, em 2 de agosto de 2022 - Foto: Reprodução

O governo chinês disse que monitorou de perto o itinerário do voo que transportou a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan na manhã desta terça-feira (2).

Pequim disse considerar a visita uma provocação e prometeu fortes represálias aos Estados Unidos caso Pelosi vá à ilha. Um avião do governo dos Estados Unidos se aproxima do aeroporto de Taipei, segundo mostra o site de monitoramento de voos Flight Radar 24.

Também nesta manhã, aviões de guerra chineses sobrevoam a linha que divide o Estreito de Taiwan.

O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. O voo, no entanto, não apresentava destino final. Ao se aproximar de Taiwan, o site Flight Radar atualizou que o local de pouso da aeronave é o aeroporto de Taipei.

O site também mostra um roteiro do voo incomum para o trajeto entre a origem e o destino. A aeronave fez uma grande curva contornando o mar da China.

O governo dos Estados Unidos ainda não se pronunciou sobre se Pelosi irá a Taiwan.