Mundo
Putin diz que Rússia alcançará 'objetivos nobres' na Ucrânia

O presidente russo, Vladimir Putin, disse, nesta terça-feira (12), que a chamada operação militar especial de Moscou na Ucrânia, sem dúvida, alcançará o que ele disse serem seus “objetivos nobres”.
Falando em uma cerimônia de premiação no centro espacial Cosmódromo de Vostochny, no Extremo Oriente russo, Putin foi citado por agências de notícias russas que disseram que Moscou não tinha outra escolha a não ser lançar uma operação militar para proteger a Rússia e que um confronto com as forças da Ucrânia havia sido inevitável.
“Seus objetivos são absolutamente claros e nobres”, disse Putin sobre a campanha militar da Rússia.
Putin disse que o principal objetivo da intervenção militar de Moscou na Ucrânia é salvar pessoas na região de Donbass, no leste da Ucrânia, onde separatistas apoiados pela Rússia combatem as forças ucranianas desde 2014.
“Por um lado, estamos ajudando e salvando pessoas e, por outro, estamos simplesmente tomando medidas para garantir a segurança da própria Rússia”, disse Putin. “Está claro que não tivemos escolha. Foi a decisão certa.”
Milhões de ucranianos foram forçados a fugir do país desde que a Rússia enviou dezenas de milhares de tropas para a Ucrânia em 24 de fevereiro, no que chamou de operação especial para degradar as capacidades militares de seu vizinho do sul e extirpar pessoas que chamou de nacionalistas perigosos.
As forças ucranianas montaram forte resistência e o Ocidente impôs sanções abrangentes à Rússia em um esforço para forçá-la a retirar suas forças.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Novo Lino
Caso Ana Beatriz: sequestro de bebê de apenas 15 dias pode ter sido ''premeditado''
-
5Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril