Mundo
Trump impõe regra que dificulta pedido de asilo nos EUA
Imigrantes terão que ter protocolado uma solicitação de proteção em um outro país antes de fazer o mesmo nos EUA.

O governo de Donald Trump impôs uma regra interina, sem aprovação do Parlamento, para tornar mais difícil o processo de asilo nos Estados Unidos.
Pela regra, os estrangeiros que tentam entrar na nação pela fronteira sul do país precisam ter protocolado um pedido de asilo em um outro país que não os EUA.
No texto da regra, há a justificativa de que houve um aumento dramático do número de imigrantes ilegais encontrados perto da fronteira com o México, e que, na mesma proporção, cresceram os pedidos de proteção de perseguição ou tortura em outros países.
Há dez anos, o órgão dos EUA responsável por analisar pedidos de asilo recebia 5% dos imigrantes que entravam nos EUA, e hoje, essa porcentagem está em cerca de 40%, de acordo com o texto da regra.
"O alto número de pedidos de asilo sem mérito representa um esforço extraordinário no sistema de imigração do país, torpedeia muitos dos propósitos humanitários do asilo, exacerbou a crise de tráfico de pessoas e afeta as negociações diplomáticas dos EUA com outros países."
Mais lidas
-
1Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
2Salvador Lyra
Vídeo: incêndio de grandes proporções atinge fábrica de plástico no Distrito Industrial de Maceió
-
3The Pink Marine
Boots é baseada em história real? Conheça a nova série da Netflix
-
4Vem por aí!
Final de Leila em 'Vale Tudo' será diferente da versão original
-
5Perfumaria
O Boticário celebra o Dia do Nordestino com histórias de saudade, permanência e reencontro com a região