Mundo
Primeira-ministra pede desculpas por resposta do governo a incêndio
Foi uma falha do governo local e nacional. Como primeira-ministra, eu me desculpo por essa falha", afirmou Theresa May

A primeira-ministra britânica, Theresa May, pediu desculpas pelas falhas no atendimento às vítimas do incêndio da Grenfell Tower, que deixou 79 mortos na semana passada.
"O apoio destinado às famílias nas horas iniciais [após a tragédia] não foi bom suficiente. As pessoas foram deixadas sem seus pertences, sem um teto e sem informações básicas sobre o que havia acontecido, o que eles deveriam fazer e onde poderiam encontrar ajuda. Aquilo foi uma falha do governo, local e nacional. Como primeira-ministra, eu me desculpo por essa falha", afirmou, enquanto prestava condolências aos afetados pela tragédia.
O incêndio na torre residencial foi um dos maiores já registrados em Londres. Testemunhas relataram que crianças foram jogadas das janelas da Grenfell Tower e várias pessoas se atiraram do edifício, em uma tentativa desesperada de fugir das chamas. Foram levadas para os hospitais 78 pessoas feridas.
May falou sobre o tema durante o debate na Câmara dos Comuns sobre seu programa de governo para os próximos dois anos. A premiê foi duramente criticada por parte da oposição e também pelas famílias afetadas pelo incêndio por seu papel na gestão da crise ocasionada pela tragédia.
Durante o discurso, ela também garantiu que as famílias afetadas serão alocadas em novos apartamentos nas próximas semanas.
Enquanto o programa de governo proposto por May era lido no Parlamento, centenas de pessoas protestaram e pediram justiça para as vítimas do incêndio da Grenfell Tower. De acordo com a agência EFE, os manifestantes saíram da região oeste de Londres e caminharam por sete quilômetros, até o Palácio de Westminster, na região central.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos