Mundo

Estados Unidos não comparecem à audiência da Comissão de Direitos Humanos

Audiência convocada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) vai abordar as medidas sobre imigração, segurança nacional e meio ambiente adotadas pelo presidente americano

Por EFE / G1 21/03/2017 14h01
Estados Unidos não comparecem à audiência da Comissão de Direitos Humanos
Reprodução - Foto: Assessoria

O governo dos Estados Unidos não enviou nesta terça-feira (21) nenhum representante a uma audiência convocada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) para abordar as medidas sobre imigração, segurança nacional e meio ambiente adotadas pelo presidente americano, Donald Trump.

"Não vamos contar com a presença dos EUA, o que lamentamos", disse no início da audiência o comissário Francisco José Eguiguren Praeli.

O governo americano também não compareceu a uma audiência convocada para discutir o caso de Isamu Carlos Shibayama, um japonês obrigado a deixar o Peru e partir rumo aos EUA, e não irá à próxima audiência sobre as políticas que impedem o acesso ao asilo de imigrantes e refugiados.

Esta é a primeira vez em "muito tempo" que os EUA se ausentam das audiências da CIDH, segundo o secretário-executivo do organismo, o brasileiro Paulo Abrão.

A audiência sobre as ordens executivas de Trump, uma das mais esperadas do período de sessões, tinha sido convocada porque CIDH a está preocupada com sua "ampla margem" de aplicação e quer esclarecer dúvidas sobre a nova política de deportações, de segurança na fronteira, de vistos e asilo.

Por enquanto, neste período de reuniões, se ausentaram Estados Unidos, Nicarágua e está previsto que Cuba também não compareça, como é habitual, a uma audiência que será realizada nesta terça-feira sobre os afrodescendentes na ilha.

Cuba é o único país do continente que não participa da OEA, apesar de sua suspensão, emitida em 1962, após o triunfo da revolução de Fidel Castro, ter sido revogada em 2009.