Interior
MP/AL participará de Mutirão Pop Rua Jud que pretende levar atendimento a mais de 400 pessoas em Arapiraca
O município de Arapiraca sediará, no próximo dia 27 de novembro, das 8h às 14h, na Praça da Tenda (Praça Luiz Pereira de Lima), o 1º Mutirão Interiorizado do Pop Rua Jud em Alagoas — uma ação que só se torna possível graças à união de esforços de dezenas de instituições, voluntários e órgãos públicos, mobilizados para viabilizar mais de 400 atendimentos em um único dia. O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) será parceiro da inciativa.
Em Arapiraca o evento ganhou uma dimensão ainda mais ampla: tornou-se oportunidade de oferecer à população em situação de rua uma variedade de serviços que dificilmente seriam acessíveis em razão de sua condição de vulnerabilidade — especialmente atendimentos de saúde, serviços de assistência social, regularização documental, orientações jurídicas e ações voltadas à empregabilidade e geração de renda.
Uma grande rede de instituições mobilizadas
O mutirão, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF), faz parte da iniciativa nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) destinada a ampliar o acesso à Justiça para pessoas em situação de rua. E, desta vez, ele contará com a presença e atuação integrada de uma ampla rede de parceiros da Justiça Federal (JFAL): Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), Tribunal Regional do Trabalho da 19ª região (TRT19), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ministério Público do Trabalho (MPT), Defensoria Pública da União (DPU) e Defensoria Pública do Estado (DPE).
Além disso, também diversas secretarias do Estado de Alagoas, secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Educação, Cultura e Direitos Humanos, Ordem dos Advogados do Brasil – seccional Alagoas (OAB-AL); Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); Caixa Econômica Federal (CEF); Serviço Social do Comércio (Sesc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Casa de Direitos – Arapiraca; Receita Federal; Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais (Arpen); Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); CESMAC Faculdade do Agreste, Procuradoria Geral Federal (PGF), Instituto João de Barro e; Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
Também estarão presentes o Centro Pop Arapiraca, Albergue Monsenhor José Neto, Projeto Colaboratório da Fiocruz, equipes de psicologia, organizações da sociedade civil e universidades do município, como Anhanguera, Uneal, Cesmac, Ufal e Soberana, cujos estudantes participarão como voluntários.
Todos esses serviços estarão reunidos em um único espaço, garantindo atendimento integrado e humanizado para a população em situação de vulnerabilidade de Arapiraca e região.
Desafio maior: alcançar quem está invisibilizado
Por ser o primeiro mutirão interiorizado do estado, o maior desafio apontado pelas instituições envolvidas tem sido garantir que essa população, extremamente espalhada e sem referências comunitárias estruturadas, seja alcançada. Nesse sentido, foi fundamental integrar à organização os responsáveis pelo Centro Pop, pelo Albergue Monsenhor José Neto e pela equipe do Colaboratório da Fiocruz, que intensificaram a busca ativa especialmente para o dia do evento.
A organização local também estabeleceu uma atenção especial à forma de abordagem. O objetivo é que todos — voluntários, equipes técnicas, profissionais de saúde e até a Polícia Militar — atuem como agentes de acolhimento, garantindo um ambiente seguro, respeitoso e humanizado, livre de discriminação.
Lançamentos que farão história no município
O dia do mutirão será também um marco político e institucional para Arapiraca. Durante o evento, ocorrerá o lançamento oficial do programa municipal Consultório na Rua e da Política Municipal para a População em Situação de Rua — iniciativas inéditas na cidade e que representam avanços estruturais no atendimento a esse público.
*Com informações do MPF
Mais lidas
-
1Iniciativa
Deputada Fátima Canuto apresenta iniciativa voltada à saúde integral de meninas em Alagoas
-
2Uso da verba
Vereadores de Poço das Trincheiras estão em conflito
-
3Chegou às redes sociais
Saiba onde assistir 'Tudo Por Uma Segunda Chance', 1ª novela vertical da TV Globo
-
4Direitos do Cidadão
MPF e DPU rejeitam proposta do Estado sobre mudança de local do novo complexo de saúde mental
-
5Na UTI
Jamaicana está em estado grave após cair do palco do Miss Universo 2025, veja vídeo




