Interior
Maracatu Baque Alagoano marca presença na Serra da Barriga neste dia 20
Apresentação, às 14h no palco Lagoa — Aqualtune, integra atividades do grupo no Novembro Negro
O Maracatu Baque Alagoano marca presença novamente na Serra da Barriga nesta quinta-feira (20), Dia Nacional da Consciência Negra. A apresentação, às 14h, fechará as atividades no Palco Lagoa — Aqualtune, embora o grupo volte ao platô para um cortejo entre os visitantes.
Esta é a quarta vez que o Baque Alagoano participa das celebrações ao Quilombo dos Palmares, sendo o ápice das suas atividades no Novembro Negro. Entretanto, cada apresentação carrega uma emoção e responsabilidade especiais.
“A história aponta que Palmares foi o maior e mais duradouro quilombo da América Latina em seu tempo, cuja inspiração para resistência e valorização de nossas raízes africanas perdura até hoje. Enquanto grupo percussivo de maracatu, é uma honra para nós podermos voltar a esse espaço sagrado e mostrar com nossos instrumentos que a luta dos palmarinos séculos atrás deu frutos e segue inspirando as novas gerações”, diz Hélton Santos, coordenador do Maracatu Baque Alagoano.
Apresentação em Quebrangulo
Após a apresentação na Serra da Barriga, o grupo tem compromisso marcado em Quebrangulo no sábado (22), com os parceiros da Nega da Costa para a 38ª Festa da Cultura. Com música e muita batucada, os grupos irão celebrar a amizade que já soma mais de uma década a partir das 15h, na Praça Central da cidade.
Sobre o Baque
O Maracatu Baque Alagoano conta com quase 100 integrantes em sua formação, dos 2 aos 71 anos. Surgiu após uma oficina no Cenarte em 2007 com o mestre Wilson Santos e desde então não parou mais de batucar. Toca músicas autorais (chamadas loas), músicas de outros grupos de maracatu, coco, guerreiro, baiana, além de dar seu toque a canções do samba, manguebeat e MPB. É composto por cinco alas, divididas de acordo com os instrumentos: xequerês ou agbês, agogôs, gonguê, caixas de guerra e as alfaias ou tambores de maracatu. Ensaia todos os sábados pela tarde na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, sempre recebendo atenção dos moradores da cidade ou visitantes chamados pelo som dos instrumentos. Mais informações no perfil do Instagram @maracatubaquealagono.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




