Interior
Casal abastece 39 cidades do Sertão e Agreste através do símbolo nordestino, o Velho Chico
Por meio das águas do Rio São Francisco, ele é fundamental para dezenas de municípios alagoanos terem acesso ao precioso líquido

A vida do povo nordestino sempre navegou em paralelo aos desafios enfrentados e às superações alcançadas. Ao celebrar o Dia do Nordestino, celebra-se a luta, a cultura, a identidade e a história desta região repleta de belezas naturais. Uma delas, o Rio São Francisco, carinhosamente apelidado de Velho Chico, cruza todo o sul de Alagoas e é responsável por prover a água que, ao ser captada e tratada pela Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), chega a dezenas de milhares de alagoanos.
O rio é fundamental para a região, pois, sem ele, muitas pessoas sofreriam com a falta de água, seja para consumo próprio ou para o uso voltado ao cultivo relacionado à produção agrícola, por exemplo. Por essa razão, o cuidado e a preservação do corpo hídrico tornam-se essenciais: ao todo, são 39 municípios do sertão e agreste alagoano abastecidos a partir do Velho Chico, em suas respectivas áreas urbanas e rurais.

Deste total, a Casal executa o ciclo completo do abastecimento (captação da água bruta, tratamento, bombeamento, reservação e distribuição à população) em seis: Arapiraca, Craíbas, Coité do Nóia, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa e Canapi. Nos demais, a Companhia capta e trata a água antes de repassá-la à Conasa Águas do Sertão, concessionária responsável por distribuí-la.
Todo o processo inerente ao fornecimento da água é complexo. Para se ter uma ideia, a partir da estação de captação localizada em Pão de Açúcar, às margens do Rio São Francisco, são atendidos 19 municípios integrados ao Sistema Coletivo da Bacia Leiteira: Batalha, Belo Monte, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Olho D’Água das Flores, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira e Cacimbinhas.

Nesta última, divisa com Pernambuco, cidade localizada na ponta de rede, desde o momento em que é captado e tratado até sair nas torneiras dos moradores do município, o líquido percorre um extenso trajeto. Por mais distantes que estas cidades estejam do Velho Chico, a Casal garante que os cidadãos tenham acesso à água de qualidade. Isso é possível graças ao enorme conhecimento e à experiência técnica dos colaboradores que cumprem sua missão com a Empresa e com o povo alagoano diariamente.
Somadas as cidades abastecidas através do rio, são, em média, 900 mil pessoas beneficiadas. Isso equivale a cerca de 29% de todo o estado, quase (um terço) da população. Com o Canal do Sertão, a partir da etapa já entregue e do trecho a ser concluído, serão praticamente metade dos municípios de Alagoas contemplados. A extensão total no território alagoano será de 250 quilômetros.

O Canal do Sertão é a maior obra hídrica do estado e uma das maiores do país, o que tornou o rio também conhecido como Rio da Integração Nacional. Por meio dele, milhares de sertanejos já estão tendo suas vivências transformadas. No Semiárido alagoano, antes conhecido pela escassez, agora jorra esperança. Tudo isso graças ao Velho Chico, que abraça o povo nordestino. As memórias e o futuro dessa gente atravessam o Rio São Francisco através de suas águas.
Para o presidente da Casal, Luiz Neto, o rio é mais do que uma fonte de água. “Para nós, o Rio São Francisco é um símbolo de vida, esperança e desenvolvimento para o nosso estado. É através dele que a Casal leva água de qualidade para quem mais precisa, garantindo dignidade e promovendo o bem-estar de milhares de alagoanos. Essa é uma prioridade do Governo Paulo Dantas, que tem fortalecido ações para ampliar o acesso à água e preservar esse patrimônio natural tão importante. Cuidar do Velho Chico é cuidar do futuro de Alagoas”, afirmou.

Mais lidas
-
1Memória da universidade
Do preto e branco ao colorido: acervo imagético da Ufal está disponível on-line
-
2Censo
Centenários: estado de Alagoas está envelhecendo de forma acelerada
-
3Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
4True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
5True Crime
Monstro: Ed Gein é mais perturbador que Dahmer? Veja as diferenças entre os casos