Interior

MP/AL constata evolução em obra de revitalização e urbanização decorrente de procedimento instaurado

Órgão fez visita à Lagoa Caiçara, em São José da Tapera, na quinta-feira (2)

Por Ascom MP/AL 06/10/2025 19h17
MP/AL constata evolução em obra de revitalização e urbanização decorrente de procedimento instaurado
Visita ocorreu na quinta-feira (2) - Foto: Ascom MP/AL

Promotores de Justiça do Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL) visitaram, nessa quinta-feira (2), as obras da Lagoa Caiçara, em São José da Tapera, e constataram que elas já estão entre 85% e 90% concluídas.

A intervenção consiste em revitalização e urbanização do manancial, que fica dentro da cidade e, por muito tempo, era afetado por esgoto e lixo, resultando na morte de peixes e outros animais do ecossistema, causando também incômodo para os moradores do entorno.

Durante a visita, os promotores Lavínia Fragoso, titular da 5ª Promotoria de Justiça da Capital (Recursos Hídricos), Alberto Fonseca, da 4ª PJC (Defesa do Meio Ambiente) e Fábio Nunes, da Promotoria de Justiça de São José da Tapera, foram acompanhados pelo prefeito Jarbas Ricardo, por engenheiros e outros profissionais e gestores do município.

De acordo com a promotora Lavínia Fragoso, as obras na Lagoa Caiçara são decorrentes de um procedimento administrativo instaurado pela 5ª PJC e pela Promotoria de Justiça da cidade. “A revitalização da Lagoa vem acompanhada de obras de saneamento básico, impedindo que o esgoto bruto seja direcionado ao manancial. Do ponto de vista do meio ambiente, já percebemos as melhorias, com a presença de várias espécies de aves”, disse.

“Do ponto de vista urbanístico, cabe frisar que a população em breve estará servida por equipamentos de lazer e de atividade física, além da oportunidade de observação de aves, proximidade com a natureza, ou seja, será uma área de excelência no coração do Sertão”, acrescentou Lavínia Fragoso.

“Após várias audiências extrajudiciais, o prefeito teve a iniciativa, após ser instado pelo Ministério Público, a qualificar, a preparar, a estruturar o entorno da Lagoa Caiçara”, lembrou o promotor Fábio Nunes.

Segundo o prefeito Jarbas Ricardo, a parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público de Alagoas tem transformado um sonho em realidade. “Fico muito feliz em ver nossa cidade ficando mais bonita e mais atrativa”, declarou. De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela obra, a previsão é que tudo seja concluído até fevereiro de 2026.

Para Luciano Castro, também engenheiro e fiscal das obras na Lagoa Caiçara, um dos benefícios para a população e para o ecossistema será o esgotamento sanitário. Segundo ele, a estação de tratamento está funcionando de forma experimental. “Todo o entorno da Lagoa será saneado, dando mais vida ao manancial”, reforçou.