Interior

Com incentivo da MVV, Craíbas realiza maior Festival SESI de Arte & Cultura estimulando estudantes

A Mineração Vale Verde fomenta alunos craibenses ao lado do SESI e da Prefeitura Municipal

Por Assessoria 02/10/2025 16h02 - Atualizado em 02/10/2025 18h17
Com incentivo da MVV, Craíbas realiza maior Festival SESI de Arte & Cultura estimulando estudantes
3ª edição do Festival SESI de Arte & Cultura, em Craíbas, envolvendo 2 escolas de Ensino Fundamental do município, contando com 10 equipes - Foto: Assessoria

Mais de 600 alunos reunidos em uma manhã especial de aprendizado e entrega. Nesta terça-feira (30), houve a 3ª edição do Festival SESI de Arte & Cultura, em Craíbas, envolvendo 2 escolas de Ensino Fundamental do município, contando com 10 equipes.

Essa culminância foi mais uma vez realizada em parceria entre o Serviço Social da Indústria de Alagoas (SESI/AL), a Prefeitura de Craíbas e a Mineração Vale Verde (MVV).

Contando com estudantes das Escolas Pe. José Theisen e Ten. Cel. José Barros Paes, houve apresentações de grupos divididos em duas categorias, envolvendo “Dança e Canto” e “Cordel”, tendo ao final premiações com tablets sendo entregues para os estudantes e notebooks para os professores(as), em se tratando dos melhores em cada categoria. Todos os demais participantes também receberam headphones.

A equipe vencedora de “Dança e Canto” foi a que fez paródia de Djavan, com a “Alagoas, Te Adoro” — em cima de “Eu Te Devoro” —, falando das belezas de Craíbas e do nosso Estado como um todo. Já o ganhador da categoria “Cordel” foi o grupo “Filé Cultural”, trazendo essa tradição de linhas coloridas, tecendo novos caminhos para nossa cultural local tão valorizada lá fora e tão pouco conhecida ainda por aqui.

“Espaços como esse são necessários para apresentarmos aos nossos alunos a nossa riqueza cultural. Foi assim que mergulhamos no filé. Ele é sensacional! Estão todas da equipe de parabéns”, diz a professora Jaiane Beatriz.

Mas o que importa em eventos assim, de fato, é a culminância. Não necessariamente vencer dentro da “competição” — vencer a si mesmo é mais relevante.

Foi o caso da pequena Ana Júlia Araújo, de 14 anos, que fez parte do grupo “Riquezas Alagoanas”, produzindo também um cordel com referências ao pastoril. Ela estava vestida como integrante desse folguedo nosso.

Além disso, ela também fez pinturas e expôs durante a apresentação — uma com um chapéu do reisado e outra, com a Igreja Nossa Senhora da Conceição, mostrando seu talento também nas pinceladas, para além das letras.

“Comecei a pintar por conta de um primo meu, que não está mais aqui. Sempre me emociono! Vou levar a pintura à frente e tenho um perfil no Instagram, o @artts.julia, onde comecei a colocar alguns quadros que estou fazendo. Foi muito bom poder fazer essas peças para este Festival e poder mostrá-las aqui, com apoio de meus colegas e da professora! Agora, falando sobre dança, espero aprender mais sobre o pastoril. Já dancei quadrilha e carimbó também. Me sinto bem dançando, pintando e, agora, escrevendo cordel. Aprendi e vou levar para a vida”, diz a aluna Ana Júlia.

Sua mestra, a professora de Geografia, Lidiane Rocha, reforçou que esse evento é fundamental para os jovens se aprofundarem no reduto cultural alagoano, conhecendo não só o pastoril, mas também a chegança, o reisado e o guerreiro. “Cheguei com cinco alunas e agora saio daqui com cinco cordelistas. Isso é incrível! Ver o interesse delas nisso se manifestando de forma tão natural”, destaca Lidiane.

O cordelista responsável por realizar as oficinas com os alunos das duas escolas foi o poeta Marcos Brandão, do canal Proezas Nordestinas, que trouxe seu coração para as sextilhas e septilhas aprendidas pelos estudantes craibenses.

“A MVV quer ser mais que uma mera vizinha aqui na região; quer ser fomentadora do desenvolvimento local, sobretudo no contexto educacional — não à toa, investimos em Craíbas com o Programa STEM e o Programa SESI de Gestão Escolar. Para a nossa empresa, estar em um evento desse porte é relevante devido ao legado que estamos proporcionando ao lado de parceiros sérios, como a Prefeitura e o sistema S. Esses jovens, com certeza, terão futuros brilhantes se seguirem com esse real interesse em arte, cultura, educação, criatividade e em suas potencialidades a serem exploradas, tornando-se profissionais competentes e responsáveis. Eles são o futuro! A MVV fica muito contente em participar de movimentos como este”, diz diretor técnico da empresa, Breno Martins.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Craíbas, Teófilo Pereira; a secretária Municipal de Educação de Craíbas, Andréa Madeiro; a subsecretária Municipal de Educação de Craíbas, Edna Farias; a gerente da Unidade Integrada SESI/SENAI Arapiraca, Thiana Cysneiros; a analista de Negócios da Educação do SESI/AL, Carolina Alencar; e a analista de Relações Institucionais da MVV, Kaline Santos.

“Essa parceria com o SESI e a MVV está sendo fundamental para a Educação do nosso município, que teve um aumento no aprendizado de 73%, do ano passado para cá. Estamos muito felizes com essa mudança nos índices”, diz o prefeito Teófilo Pereira.

Também agradeceu ao momento de culminância e à parceria, a gerente Thiana Cysneiros, do SESI/SENAI local. “É incrível como essa junção de forças tem surtido efeitos tão positivos em termos educacionais aqui em Craíbas. Agradecemos realmente à Prefeitura e à MVV pelo que vem acontecendo, mobilizando esses alunos nesse espaço com esta terceira edição do Festival SESI de Arte & Cultura. Não haveria melhor lugar representativo para realizar o evento que aqui no SESI TEC”, conclui ela.

SESI TEC

A unidade SESI Tec fica ao lado do INSS de Craíbas, na Rua Santo Antônio, no Centro da cidade, contando com energia solar e reuso de água tratada, sendo uma parceria entre a MVV, o SESI/AL e a Prefeitura Municipal. Com pouco mais de 200m² de área, o local é o primeiro empreendimento deste modelo a ser inaugurado no Brasil e, por extensão, também o primeiro a contar com a iniciativa privada como parceira — neste caso, a MVV.

No referido espaço vem sendo desenvolvido o Programa de Formação em Metodologia Maker, a partir de um laboratório de fabricação digital para práticas pedagógicas com foco na cultura maker e em metodologias ativas.

Com essa unidade em Craíbas, os jovens são os maiores beneficiados, que podem fazer cursos específicos, através de pautas de Educação Profissional e Empreendedorismo.

SOBRE A MVV

A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos. O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.