Interior

Reintrodução do Curió: MP visita RPPN Santa Fé e fortalece ações do Pró-Reservas e Pró-Espécies

Visita a Tanque d'Arca serviu, dentre outras coisas, para discutir o Plano de Ação Estadual do Curió

Por Ascom MP/AL 29/09/2025 19h52
Reintrodução do Curió: MP visita RPPN Santa Fé e fortalece ações do Pró-Reservas e Pró-Espécies
Visita a Tanque d'Arca ocorreu nesta segunda-feira (29) - Foto: Ascom MP/AL

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), por meio da 4ª e 5ª Promotorias de Justiça da Capital, realizou visita técnica, nesta segunda-feira (29), à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Santa Fé, localizada no município de Tanque d’Arca, dando continuidade às ações do programa Pró-Espécies e do projeto Pró-Reservas. A visita serviu, dentre outras coisas, para discutir o Plano de Ação Estadual do Curió.

A visita teve um objetivo duplo: apresentar o funcionamento tanto do projeto Pró-Reservas quanto do programa Pró-Espécies ao proprietário da área, Luiz Alberto Fonseca de Lima, incentivando-o a cadastrar suas duas reservas junto ao IMA como área habilitada para a soltura de animais silvestres. Essa iniciativa possibilitará a criação de mais espaços de soltura previstos nos planos de ação para espécies ameaçadas de extinção, garantindo a preservação e a refaunação na natureza.

Durante o encontro, os promotores de Justiça Lavínia Fragoso e Alberto Fonseca destacaram a possibilidade de a RPPN Santa Fé receber exemplares do Curió, ave símbolo do novo plano de ação atualmente desenvolvido pelo Ministério Público. “É uma área estratégica por estar muito bem conservada e totalmente regularizada junto aos órgãos competentes. Para além disso, ainda convidamos para essa reunião a Prefeitura de Tanque d’Arca, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de modo que a gestão possa conhecer os programas e se tornar parceira no desenvolvimento de ações conjuntas. A ideia é que o município contribua tanto com o trabalho de busca ativa, identificando proprietários de terras e áreas de mata nativa para incentivar a criação de novas RPPNs, como também quanto com iniciativas de conscientização da população local sobre a importância da preservação ambiental”, pontuou Lavinia Fragoso, titular de 5ª Promotoria de Justiça.

Refaunação

Segundo o promotor de Justiça Alberto Fonseca, a visita desta segunda-feira (29) se destinou, principalmente, a discutir a refaunação desses fragmentos florestais que foram bastante impactados ao longo dos anos: “São áreas de Mata Atlântica que podemos classificar como um deserto verde, se compararmos com o que existia antes. O Curió, por exemplo, que só ainda não é uma espécie ameaçada de extinção porque há vários criatórios que mantêm o animal em cativeiro, já não mais é observado na Mata Atlântica de Alagoas há mais de 30 anos. Então, com o entendimento de que essa junção de forças torna possível o estabelecimento de um plano de ação estadual, a gente alimenta novamente a esperança de ver o Curió voando em nossas matas”, disse ele.

A Prefeitura de Tanque d’Arca assumiu o compromisso de elaborar diretrizes para contribuir com os dois programas do MP/AL. Já o proprietário da Santa Fé, Luiz Alberto Fonseca de Lima, afirmou estar feliz com a parceria que será iniciada. “Há muitos anos que eu conservo essa beleza aqui atrás, e até já fizemos algumas reintroduções de pássaros junto com outros órgãos. Então, passar a atuar como parceiro do Ministério Público será uma satisfação imensa. Quero muito contribuir para o reequilíbrio da natureza”, garantiu.