Interior

Apostolado da Oração celebra 100 anos em Mundaú com presença de Dom Beto Breis e William Sanfona

Missa, adoração, louvor e show marcam o Centenário; evento é gratuito

Por Pascom Arquidiocesana 18/09/2025 14h01
Apostolado da Oração celebra 100 anos em Mundaú com presença de Dom Beto Breis e William Sanfona
O evento será às 14h, na Praça Multieventos do Areado, no Centro - Foto: Assessoria

O Apostolado da Oração da Paróquia Senhora Sant’Ana celebra, neste domingo (21), seus 100 anos de missão em Santana do Mundaú. A programação contará com a Santa Missa presidida pelo arcebispo metropolitano de Maceió, Dom Beto Breis, além da presença do diretor nacional, padre Eliomar Ribeiro, do diretor arquidiocesano, padre Márcio Manuel, e do show musical de William Sanfona.

O evento será às 14h, na Praça Multieventos do Areado, no Centro. A participação é gratuita e os fiéis podem colaborar doando 1kg de alimento como gesto concreto de solidariedade.

Após um ano de preparação com diversas atividades, a paróquia se organiza para receber caravanas de toda a Arquidiocese de Maceió e de dioceses vizinhas, com expectativa de reunir mais de 2 mil fiéis. Durante a festa, os membros do movimento viverão momentos de louvor, oração, palestra, adoração, procissão, Missa e apresentações musicais.

O coordenador paroquial, Thiago Aquino, ressalta que a celebração vai além da data festiva. “O Centenário é uma oportunidade de difundir ainda mais a devoção ao Sagrado Coração de Jesus. É também o momento de recordar que, há um século, pessoas já estavam nessa missão, que hoje é nossa e que continuará no futuro. Ele realiza a obra, mas espera de nós o testemunho para mostrar ao mundo que seu Coração oferece tudo o que precisamos”, afirma.

O Apostolado da Oração conta com mais de 150 membros na paróquia e vive um período de expansão nas comunidades rurais. Desde o início do jubileu, em 2024, um grupo foi fundado na Comunidade São João Paulo II, no Sítio Brejo Queimado, e outro será implantado no próximo sábado (20), na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no distrito Munguba.

O administrador paroquial e diretor local, padre José Cícero, destaca a descentralização e a adesão de jovens como marcas do movimento na região. “O Apostolado vem se mostrando acessível a comunidades rurais, distantes da Matriz e de difícil acesso. Essa proximidade tem despertado o interesse de muitos fiéis, inclusive jovens, pela consagração ao Sagrado Coração de Jesus”, pontua o sacerdote, que também se consagrará no domingo.



A estrutura do evento contará com cadeiras, tendas, lanchonete, plantão de saúde e banheiros químicos, garantindo conforto e acolhida aos participantes. O acesso é gratuito e aberto a todos.

Recanto Sagrado Coração de Jesus


As comemorações estão em sintonia com o Ano Jubilar 2025 da Esperança, com o Jubileu dos 350 anos das aparições do Sagrado Coração de Jesus a Santa Margarida Maria e com os 181 anos da fundação do Apostolado da Oração, na França.

Como marco do Centenário, será inaugurado o Recanto Sagrado Coração de Jesus, ao lado da Matriz. O espaço, revitalizado com apoio da comunidade e da Prefeitura, receberá uma imagem de dois metros do Sagrado Coração, doada por mundauenses que hoje vivem em outras cidades e estados. A inauguração acontece nesta sexta-feira (19), às 19h30, com Missa, presença do Conselho Arquidiocesano, do diretor nacional e de autoridades locais.

O Apostolado da Oração


Fundado como associação católica, o Apostolado da Oração foi reconhecido como obra pontifícia em 2018 pelo Papa Francisco, que o constituiu como Rede Mundial de Oração do Papa. Todo católico, a partir dos 25 anos, pode se consagrar ao Sagrado Coração de Jesus. Atualmente está presente em 94 países e conta com mais de 22 milhões de membros.

O membro recebe a fita, símbolo de pertença e entrega ao serviço, sendo chamado a viver uma espiritualidade eucarística, rezar diariamente o Oferecimento com as intenções do Papa e estar disponível às necessidades da Igreja e da comunidade, como visita aos enfermos e auxílio nos eventos paroquiais.

Programação


14h - Acolhida e louvor com Ministério Amigos
15h - Adoração com Terço da Mansidão e Humildade conduzida pelo padre Márcio Manuel, diretor arquidiocesano
15h40 - Palestra do padre Eliomar Ribeiro
16h20 - Apresentação e intervalo
17h - Missa presidida por Dom Beto Breis e consagração do padre José Cícero
18h30 - Procissão luminosa do Sagrado Coração de Jesus
20h - Show do William Sanfona