Interior
Procon Alagoas autua mercados em Tanque d'Arca por venda ilegal de produtos vencidos
Entre os itens irregulares encontrados estavam bolachas, bebidas alcoólicas, itens de limpeza, fraldas descartáveis, entre outros

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon/AL) deu continuidade às fiscalizações de rotina no interior do Estado. Na terça-feira (2), no município de Tanque d'Arca, a equipe identificou a venda de diversos produtos com prazo de validade vencido em mercados, colocando em risco a saúde e a segurança dos consumidores.
A ação integra o calendário de fiscalizações do Procon Alagoas, que visa garantir a segurança e os direitos do consumidor em todo o estado. Durante a ação, a equipe de fiscalização do instituto recolheu mercadorias de prateleiras que já estavam fora do prazo de consumo. Entre os principais itens encontrados estavam bolachas, bebidas alcoólicas, itens de limpeza, fraldas descartáveis, entre outros produtos de uso diário.
Segundo o órgão, a comercialização de alimentos e itens de higiene vencidos é uma prática considerada ilegal pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), pois pode trazer sérios riscos à saúde, além de configurar infração às normas de proteção ao consumidor.
Os comerciantes autuados terão prazo para apresentar defesa, podendo responder a processo administrativo e serem penalizados conforme prevê o CDC. As sanções podem variar desde multas até a interdição parcial ou total do estabelecimento, a depender da gravidade da infração.
O Procon/AL reforça que a participação da população é fundamental nesse processo. Caso o consumidor encontre produtos vencidos em supermercados, mercadinhos ou qualquer ponto de venda, deve verificar sempre a data de validade antes da compra; solicitar a substituição do produto ou devolução do valor pago, caso já tenha adquirido o item. O órgão orienta ainda registrar denúncia junto ao Procon/AL, por meio dos canais oficiais de atendimento, informando o estabelecimento e, se possível, anexando fotos do produto.
“Nosso trabalho é garantir que o cidadão alagoano tenha segurança ao consumir. Produtos vencidos não podem estar à disposição da população, e o Procon Alagoas continuará atuando para coibir práticas abusivas em todo o Estado”, ressaltou o diretor-presidente, Daniel Sampaio.
Vale lembrar que o Procon/AL dispõe de canais para atender a população alagoana, receber reclamações e fazer denúncias. Caso haja alguma ocorrência, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone 151, por mensagens via WhatsApp (82) 98883-7586 ou de forma presencial, mediante agendamento, através do site: https://ja.al.gov.br/login.
Mais lidas
-
1Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos
-
2Barro Duro
Enfermeira morta em Maceió sofria agressões desde o início do relacionamento, afirma primo
-
3Rodrigo Cunha
Vice-prefeito participa da Caminhada do Amor 2025, no Corredor Vera Arruda
-
4Rodada 32
CRB encara a Ferroviária nesta segunda-feira no Rei Pelé
-
5Adriana Rocely
Coordenadora de curso da Uneal denuncia perseguição e pede providências em carta aberta