Interior

Arapiraca se despede com homenagens ao professor Moacir Teófilo

Milhares de pessoas acompanharam o cortejo para dar o último adeus ao ex-secretário de Educação e fundador do Colégio Bom Conselho

Por Davi Salsa / Sucursal Arapiraca 01/09/2025 11h40
Arapiraca se despede com homenagens ao professor Moacir Teófilo
Cortejo e sepultamento do professor José Moacir Teófilo reuniu familiares, ex-colegas de trabalho, ex-alunos, professores, amigos e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraque - Foto: Davi Salsa

Familiares, ex-colegas de trabalho, ex-alunos, professores, amigos e representantes dos diversos segmentos da sociedade arapiraquense e do estado de Alagoas se emocionaram, nesta segunda-feira (dia 1º de setembro), durante o cortejo e sepultamento do corpo do professor José Moacir Teófilo.

A Educação de Arapiraca e do Agreste alagoano perderam, no domingo (31), um dos maiores ícones de sua história, o professor Moacir Teófilo, que faleceu aos 97 anos de idade.

O nome do educador atravessou gerações e se consolidou como referência na formação de jovens na rede pública e particular no interior de Alagoas.

Reconhecido pelo compromisso com o ensino e pela dedicação incansável às salas de aula, Moacir Teófilo construiu uma trajetória marcada pelo amor ao conhecimento e pela crença de que a educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas.

Seu trabalho inspirou inúmeros profissionais, alunos e gestores ao longo de quase um século de vida.

Natural de Limoeiro de Anadia, o educador fundou, em 1950, o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, instituição que se consolidou como referência de qualidade e disciplina no interior de Alagoas.

Ele também participou da criação da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de contribuir para a instalação de cursos superiores em parceria com outras instituições.

Moacir Teófilo exerceu ainda o cargo de secretário de Educação de Alagoas em dois governos e foi presidente do Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) na década de 1980. Atuou na OAB por 12 anos, como conselheiro, e esteve presente na fundação de entidades que marcaram o desenvolvimento do município, como a Companhia Telefônica de Arapiraca, a Rádio Novo Nordeste AM e o Lions Club local.

Ao longo da vida, recebeu diversas homenagens e reconhecimentos, entre eles os títulos de Cidadão de Arapiraca e de Maceió, além de honrarias concedidas por instituições de ensino e entidades civis.

No bairro Canafístula, um dos mais antigos e tradicionais da cidade, o governo de Alagoas homenageia o educador com a Escola Professor José Moacir Teófilo, que tem cerca de 800 alunos matriculados no Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

O professor era pai do ex-prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (in memoriam), e avô de Moacir Teófilo Neto, atual diretor-presidente da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), em Maceió. Também deixa os filhos Ricardo Teófilo, atual controlador geral do município de Arapiraca, Rui e Raniere Teófilo.

O velório do professor José Moacir Teófilo aconteceu no Colégio Bom Conselho. Na manhã desta segunda-feira (dia 1º), um cortejo acompanhado pela Banda de Fanfarra do CBC, caminhão do Corpo de Bombeiros, que saiu do colégio transportando o corpo do educador para o sepultamento na Fazenda Brejo, no município de Coité do Noia, no jazigo da família.

A secretária de estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destacou a contribuição do professor para a educação alagoana e para o desenvolvimento de Arapiraca.

Moacir Teófilo foi secretário de Educação por duas gestões nos governos de Teobaldo Barbosa (1982-1983) e José Tavares (1986-1987).

"O educador deixa um legado inestimável para Arapiraca e para todo o estado", declarou a secretária Roseane Vasconcelos.

O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa (MDB) acompanhou o cortejo e destacou o legado do educador em Arapiraca e no estado de Alagoas.

"O professor Moacir formou gerações. Foi exemplo de conduta, habilidade no trato com as pessoas e sobretudo com a juventude. Era uma personalidade muito singular, dessas poucas que se destacam no meio de um turbilhão de pessoas pela sua originalidade.
Influenciou e formou muitas gerações.
Cada um de nós traz na memória momentos vividos com o Doutor Moacir que tocaram e mudaram nossas vidas. Eu tenho muitos.
Embora tivesse tido uma longa vida, o professor Moacir é daqueles que a gente gostaria de ter eternamente.
Deus conforte sua família e amigos, que são milhares", afirmou.