Interior
Empresa alagoana ganha prêmio nacional por otimização de recuperação do cobre

No último dia 30, a Mineração Vale Verde (MVV) levou mais um prêmio nacional. Desta vez, foi com o projeto "Modelagem Geometalúrgica Aplicada à Recuperação de Cobre", reconhecido com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica 2025, organizado por uma das mais renomadas magazines especializadas do segmento, a Revista Minérios & Minerales.
O evento ocorreu em Belo Horizonte, dentro do 16º Workshop Opex de Redução de Custos na Mina e Planta 2025.
"Nosso trabalho foi reconhecido nacionalmente. Esse resultado só foi possível graças à colaboração entre diversas áreas da Gerência de Mina e Planta. Cada contribuição, direta ou indireta, foi fundamental para que chegássemos até aqui. Parabéns a todos e todas que, com dedicação e parceria, ajudaram a transformar uma boa ideia em um projeto premiado", diz o gerente de Mina da MVV, Hugo Nadler, ressaltando a competência técnica e o trabalho em equipe.
Já o projeto "Redução de Custos na Obra de Alteamento da Barragem" foi convidado para uma palestra de destaque, devido à sua relevância para o setor de mineração. A apresentação foi conduzida por Beatriz Pereira, analista de Geotecnia da MVV.
"Essas conquistas fortalecem nossa cultura de melhoria contínua e consolidam nossa posição competitiva no mercado, através do desenvolvimento de projetos de alto impacto e excelência", diz a analista de Melhoria Contínua, Julyele David.
Vale lembrar que o projeto "Modelagem Geometalúrgica Aplicada à Recuperação de Cobre" foi vencedor da edição 2024 do Programa Realizar (antigo Appian Awards), uma espécie de “Oscar” interna da MVV, na categoria "Excelência Operacional", pelo seu avanço no entendimento das características mineralógicas dos minérios e na otimização da recuperação metalúrgica.
Essa iniciativa vem garantindo maior previsibilidade e precisão na recuperação do cobre, impulsionando a eficiência do processo na Mina Serrote.
"Integrar o time de Geometalurgia da MVV e ser reconhecido com o Prêmio de Excelência na sua 27ª edição é motivo de muito orgulho! Essa conquista representa o resultado de um trabalho técnico consistente, colaborativo e alinhado com os valores da nossa empresa. Mais do que um prêmio, é o reconhecimento do impacto positivo que nosso time tem gerado para a Operação e para a construção de um futuro mais eficiente e sustentável. Me sinto motivado a continuar contribuindo com dedicação, buscando sempre a evolução dos processos e a entrega de resultados de excelência", pontua o geólogo Josemar Clemente.
Além dele, de Julyele e de Beatriz, estiveram presentes em BH neste evento, representando a MVV, a supervisora do Laboratório de Processos, Yolanda Aparecida Pereira, e o analista de Geoprocessamento, Roberto Mendonça.
PRÊMIOS ANTERIORES
No ano passado, a MVV venceu na categoria “Otimização de Operações de Lavra”, com o artigo “Recuperação da Disponibilidade Física da Frota de Caminhões Basculantes em uma Mina de Cobre”.
O artigo apresentado mostrou a aplicação da metodologia Lean Six Sigma para melhoria de manutenção dos equipamentos da mina, aqui no nosso site, fato este que pode ser replicado em outros empreendimentos da mesma natureza.
Já em 2021, em plena pandemia, nossa empresa também levou o prêmio com o artigo intitulado “Validação e Otimização de Parâmetros Operacionais das DFR’s (direct flotation reactor, Woodgrove), reatores de flotação utilizados para minério de cobre ultrafino”.
À época, estavam sendo feitos testes diante da validação dos dados operacionais servindo de base para o ramp-up dos reatores de flotação (DFR) da Woodgrove. A partir dos parâmetros na planta piloto, a MVV então desenvolveu uma matriz de testes no software estatístico Minitab, dando suporte a todas as tomadas de decisões da equipe, de olho nas variáveis de controle.
Em 2020, por meio de artigo “Vale Verde aumenta eficiência produtiva de viveiro para reflorestamento”, a MVV faturou o troféu na categoria "Comunicação e Meio Ambiente", a partir da experiência no Centro de Educação Ambiental (CEA), na Fazenda Uruçu, com a substituição de sacolas plásticas por tubetes reutilizáveis. Essa medida deu uma maior produtividade de mudas de plantas nativas da região (3,5x mais) usando a mesma quantidade de água.
Organizado pela revista Minérios & Minerales há mais de 15 anos, o Workshop Opex reforça a cultura de redução de custos, já implantada em centenas de minas pelo nosso país, de olho em novos patamares de produtividade — sobretudo agora contando com uso crescente de automação e tecnologias digitais.
E a MVV, como se pode ver pelas premiações, segue em frente sendo referência em suas entregas, sempre de forma segura, responsável e inteligente.
SOBRE A MVV
A MVV atua nas atividades de exploração, mineração, beneficiamento e comercialização do concentrado de cobre no Agreste alagoano, em Craíbas. A empresa foi adquirida em abril de 2025 pelo grupo chinês Baiyin Nonferrous, que atua na mineração, fundição, processamento e comércio de diversos metais não ferrosos. O compromisso da MVV é trabalhar de forma segura, respeitando o meio ambiente e as comunidades, investindo em iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do território.
Mais lidas
-
1Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo
-
4Em Brasília
Senador Marcos do Val é levado para colocar tornozeleira eletrônica
-
5Rapper ostentação
Justiça nega habeas corpus e mantém o rapper Oruam preso