Interior
Mar Vermelho inicia plantio de flores temperadas com projeção de mercado nacional
Com apoio do Sebrae e da prefeitura municipal, Projeto de Flores e Plantas Ornamentais avança com gladíolos e dálias, fortalecendo a agricultura familiar e consolidando uma cadeia produtiva

Os produtores de Mar Vermelho deram início ao plantio de dois tipos de flores temperadas — bulbos de gladíolos, em cinco cores diferentes, e dálias de corte — em cinco propriedades do município. A atividade integra o Projeto de Flores e Plantas Ornamentais, iniciativa do Sebrae Alagoas, em parceria com a prefeitura local; e representa um marco para o desenvolvimento da produção de plantas e flores ornamentais na região.
A ação teve início na última segunda-feira e contou com as presenças de Daniel Boersen, maior produtor de bulbos da América Latina; e de Jorge Rondelli, referência nacional em flores ornamentais. A atividade foi acompanhada pela analista do Sebrae Alagoas, Jacqueliny Martins, e pelo consultor Jab Pasollini.
“Estamos desenvolvendo o projeto na Zona da Mata de Alagoas há dois anos e dividimos os produtores em dois grupos: 10 produtores em Mar Vermelho e 20 em Viçosa. O núcleo de Viçosa vai trabalhar com flores de corte, com foco principal no cultivo de crisântemos, espécie que exige estrutura técnica, como canteiros adequados e estufas que já estão sendo construídas numa parceria com a prefeitura local”, explica Jacqueliny.

A colheita das primeiras flores em Mar Vermelho está prevista para os próximos 60 a 70 dias, com a comercialização já garantida para municípios e estados vizinhos, por meio da parceria com Bruno Cândido, da Bruno Flores Distribuidora. “O município de Mar Vermelho está prestes a entrar para a história da produção de flores temperadas na Zona da Mata de Alagoas”, afirma o designer floral, Jab Pasollini.
Projeto em expansão
O Projeto de Flores e Plantas Ornamentais começou em 2023 como uma iniciativa piloto do Sebrae Alagoas, oferecendo consultorias com o especialista Jab Pasollini, que orientou os produtores sobre boas práticas de cultivo e estratégias de comercialização. Já em 2024, o projeto alcançou resultados expressivos, com a comercialização de Sansevierias (Espada de São Jorge) para o maior produtor da espécie no Brasil.
Agora em 2025, a iniciativa avança com a produção de flores de corte, fortalecendo uma cadeia produtiva completa. “É um setor que movimenta a economia, promove inovação tecnológica e gera bem-estar. Esse movimento, impulsionado por parcerias estratégicas com os municípios de Viçosa e Mar Vermelho, representa uma grande oportunidade para a agricultura familiar e para o desenvolvimento econômico do estado”, destaca o diretor técnico do Sebrae Alagoas, Keylle Lima.

Diferentemente de outras culturas, o cultivo de flores permite a inserção de pequenos produtores em cadeias de alto valor agregado, com baixa exigência de área e alto potencial de retorno financeiro. Alagoas está se destacando por transformar áreas, até então pouco exploradas, em núcleos produtivos inovadores, com foco na inclusão social e no desenvolvimento territorial.
“Trata-se de uma alternativa concreta para geração de emprego e renda, de forma coletiva e sustentável. O trabalho iniciado em 2023 representa um marco para o estado. Simboliza a construção de um novo caminho — mais verde, mais próspero e mais justo. É um caminho em que o Sebrae se orgulha de estar ao lado dos produtores, com o apoio das prefeituras e parceiros, acreditando no potencial transformador dessa agricultura de valor”, conclui Keylle.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
3Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
4Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos
-
5'Crimes Sem Resposta'
Quem é o assassino em série de Ballard e o que acontece com a protagonista no final?