Interior
1° Circuito de Artes Periféricas chega na Escola Estadual Humberto Mendes em Palmeira dos Índios
Ação integra a disciplina Musicalidade e marca a primeira etapa do 1º Circuito de Artes Periféricas

No dia 11 de junho a cultura do hip hop vai tomar conta da Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios, com a realização da Oficina de Rima e Conhecimento, conduzida pela rapper e produtora cultural Jany Li. A ação integra a disciplina Musicalidade e marca a primeira etapa do 1º Circuito de Artes Periféricas – Da Ribeira à Maçonaria, iniciativa que tem como objetivo valorizar a produção cultural das periferias alagoanas, com ênfase em processos educativos, criativos e de resistência.
Sob a liderança de Jany Li, artista conhecida por seu engajamento com a arte-educação e pelo ativismo cultural na cena do hip hop alagoano, o Circuito de Artes Periféricas nasce como um espaço de escuta, formação e protagonismo.
"O rap é mais do que música. É nossa forma de narrar o mundo, de denunciar, de ensinar, de viver", afirma Jany, que também é coordenadora geral do projeto. Mais do que uma atividade artística, a oficina propõe uma vivência transformadora, aprofundada no universo do rap como linguagem potente de expressão, aprendizado e afirmação de identidade. A proposta busca estimular o pensamento crítico, a autoestima e a conexão com a oralidade e ancestralidade por meio da criação de rimas autorais.
O projeto busca manter viva a cultura hip hop como ferramenta de transformação social e democratização do acesso à arte, sobretudo em territórios historicamente marginalizados.
Arte e formação na comunidade e na Escola
Coordenação Geral:
Jany Li
Junior Brown
Consultoria de Projeto e Imprensa:
Keka Rabelo
Comunicação de Rede e Design:
Alyne Sakura
Parceiros Culturais:
Cultura em Movimento
Sindprev - Al
Oficineiros:
Jany Li
Junior Brown
Alyne Sakura
Nego Love
O projeto é realizado com incentivo financeiro da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (MINC), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas (Secult).
Mais lidas
-
1Superação e resistência
A impressionante história real por trás do filme Perdido na Montanha
-
2Regras rigorosas
Lei obriga uso de focinheira e guia curta para cães de raças agressivas em AL
-
3Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
4Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos