Interior

Rios transbordam e deixam desabrigados no interior

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 09/05/2024 09h07 - Atualizado em 09/05/2024 14h28
Rios transbordam e deixam desabrigados no interior
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos alerta para transbordamento de rios e lagoas no estado - Foto: Ascom Semarh

As chuvas em Alagoas continuam provocando transtornos. Em alguns municípios, os rios chegaram a transbordar, alcançando casas e deixando desabrigados e desalojados. Em Jequiá da Praia houve queda de barreira e 44 pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas. Em Coruripe, nove pessoas estão desabrigadas.

A pequena trégua da quarta-feira (8) promete acabar hoje. Pelo menos é o que prevê a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). O aviso meteorológico emitido pela Secretaria acredita que as chuvas poderão se estender até amanhã, dia 10.

Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana. Também aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta.

Conforme a Semarh, há a persistência de um sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico, o que pode ocasionar acumulados que podem exceder 90 milímetros nas próximas 24 horas.

Em Maceió, perigo maior é o deslizamento de barreiras

A Semarh informou que, nos primeiros nove dias do mês de maio, choveu mais da metade do esperado para todo o mês. Em Maceió, as chuvas deixaram em alerta a Defesa Civil que atendeu casos de deslizamento de barreiras. O Mercado da Produção foi inundado pelas águas. No Baixo São Francisco, já choveu 90% do que é esperado para todo o mês de maio.

De acordo com a meteorologista da Semarh, Fernanda Liz, as chuvas diminuíram, mas continuará chovendo hoje com menos intensidade no Estado. “Serão chuvas pontuais e isoladas”, frisou.

Conforme a meteorologista, Fernanda Liz, o nível dos rios Paraíba e o Mundaú estão dentro da normalidade e não atingiram a cota de atenção porque as chuvas não foram tão localizadas na cabeceira desses rios.

Como ontem as chuvas cessaram um pouco, os níveis dos rios, lagoas e riachos diminuíram no Estado. Apesar da tendência de estabilização, a situação continua em alerta.
“Os rios do litoral sul se elevaram, mas estão com tendência de estabilização, com exceção do rio Jequiá que teve pontos de transbordo e está com escovamento lento, continua com seu nível alto. A Lagoa Manguaba, em Marechal Deodoro, realmente passou da sua cota de atenção, mas a tendência é de estabilização. A gente continua preocupado porque nos próximos dias ainda tem essa previsão de chuva”, afirmou a meteorologista.