Interior

Corregedoria inspeciona quatro comarcas do Norte de Alagoas

Diálogo foi estabelecido com juízes e servidores de Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e Paripueira

Por Niel Rodrigues / Ascom CGJ/AL 19/03/2024 17h13
Corregedoria inspeciona quatro comarcas do Norte de Alagoas
Juíza Marcella Pontes, durante inspeção em Passo de Camaragibe - Foto: Niel Rodrigues / Ascom CGJ/AL

Na segunda-feira (18), a juíza auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL), Marcella Pontes, inspecionou as comarcas de Matriz de Camaragibe, Passo de Camaragibe, São Luís do Quitunde e Paripueira. As ações foram cumpridas com o apoio da servidora Rossane Teixeira.


Na Comarca de Matriz de Camaragibe, o diálogo foi estabelecido com servidores e com a juíza Priscilla Emanuelle de Melo Cavalcante, que ressaltou a importância das inspeções para as unidades judiciais, principalmente por tratar das metas do Tribunal de Justiça (TJAL) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“É extremamente importante, porque proporciona uma conversa com todos os servidores da comarca, mostra para eles como emitir todas as listas e como acessar os sistemas de estatísticas”, disse Priscilla Emanuelle.

Para a magistrada, a Corregedoria vem apresentando estratégias para gerar eficiência e efetividade às atividades nas comarcas, principalmente nos cartórios. Ela destacou que os painéis de acompanhamento têm sido essenciais para as unidades judiciais.

“A Corregedoria mostra, também, como está o andamento da Vara em relação ao cumprimento das metas, sugere rotinas de trabalho e o que pode ser feito para adequar ainda mais o funcionamento da vara ao atendimento das metas”, concluiu a magistrada.

Segundo o juiz Darlan Soares Souza, da Comarca de Passo de Camaragibe, as instruções da Corregedoria são essenciais para garantir celeridade no primeiro grau de jurisdição, em harmonia com os objetivos do Tribunal de Justiça de Alagoas.

“Para nós, enquanto magistrados de 1º grau, é importante ter essa proximidade, para que juntos possamos prestar o melhor serviço possível, porque nos mostra um retrato de como está atualmente a unidade e possibilita alcançarmos e vislumbrarmos metas a serem atingidas”, explicou.

Em São Luís do Quitunde, a juíza Marcella Pontes reuniu-se com servidores e com o magistrado Kleber Borba; já em Paripueira, com servidores e com o juiz Charles de Sousa Alves.

Objetivo da gestão

O Corregedor-Geral da Justiça, Des. Domingos Neto, tem buscado conhecer boas práticas de juízes e servidores, durante as inspeções realizadas em unidades judiciais do primeiro grau de jurisdição. O objetivo é colher informações suficientes para desenvolver estratégias e sistemas que garantam celeridade nos serviços e, consequentemente, uma resposta mais rápida aos jurisdicionados.

Tags: