Interior
“Piranhas para Jesus”: nome de evento evangélico gera polêmica na mídia nacional
Festa marcada para 30 de novembro faz referência à cidade alagoana e comunidade evangélica reage
Um evento evangélico que poderia muito bem passar despercebido da mídia nacional, mas ganhou uma repercussão geral, no começo desta semana, por conta do nome que sugere um duplo sentido: “Piranhas para Jesus”.
“A repercussão foi tanta que ligaram para o deputado perguntando se ele tinha conhecimento desse evento, se era patrocinado pela prefeitura ou se iam mudar o nome da cidade”, afirmou o jornalista Valdir Júnior, assessor de imprensa do deputado Inácio Loiola (PDT), que tem reduto eleitoral na região sertaneja.
Segundo o assessor, não existe projeto para mudar o nome da cidade sertaneja, que ganhou o nome de Piranhas em homenagem ao peixe do mesmo nome, nativo do Rio São Francisco.
Sobre o evento, o jornalista disse que a polêmica deve ajudar na divulgação.
“O nome com duplo sentido deve ajudar a ‘bombar’ o evento”, comentou o assessor, mas sem querer se aprofundar no assunto. “A gente estava no evento da Embrapa (ontem pela manhã), ficamos sabendo dessa notícia pelas mídias sociais”, acrescentou.
Os portais de notícias deram destaque ao evento, muito mais pelo título do que pela festa em si. Em O Globo, o assunto foi tratado na editoria de Brasil, com o título “Piranhas para Jesus: nome de evento evangélico gera polêmica em Alagoas”.
O portal UOL disse que o nome do evento estava causando polêmica e repercutindo nas redes sociais. “O ‘Piranhas para Jesus’, que ocorrerá no município de Piranhas, no sertão de Alagoas, está gerando várias interpretações”, noticiou o portal do grupo Folha de São Paulo.
DIA DO EVANGÉLICO
O nome da festa em celebração ao Dia do Evangélico na cidade de Piranhas terminou gerando essa polêmica porque o cartaz do evento tem esse título de duplo sentido: “Piranhas para Jesus”. Além disso, o material foi divulgado nas mídias sociais do prefeito Tiago Freitas (MDB), o que terminou contribuindo para jogar mais lenha na fogueira.
Na postagem do prefeito, o nome do evento já dividia opinião, entre os internautas que levaram a questão na brincadeira e aqueles que trataram o assunto de forma mais séria, lembrando que “não se brinca com religião e muito menos com o nome de Deus”.
“Será uma noite para renovar fé e mergulhar no amor divino”, diz prefeito
Na página do prefeito nas mídias sociais, o cartaz diz que o show vai ser abrilhantado pela cantora gospel Gabriela Rocha e terá a participação do grupo musical “Ministério Presença e Glória”. O evento é aberto ao público e será realizado no ‘Pátio do Forrogaço’, a partir das 18 horas, do dia 30 de novembro, no Centro de Piranhas.
“Será uma noite para renovar a fé e mergulhar no amor divino”, escreveu o prefeito, que é evangélico. Segundo sua assessoria, o evento já está na sua segunda eleição e nome dele é uma homenagem à cidade.
“A gente não esperava essa polêmica toda”, afirmou o assessor, acrescentando que o show está mantido, “sem problemas”.
A assessoria do Ministério Público Estadual chegou a ser acionada, mas não se manifestou até porque a repercussão foi só nas mídias sociais. Não chegou nenhuma denúncia formal contra o evento, por isso o órgão não teve como se posicionar.
COMENTÁRIOS
Nos comentários da notícia, o assunto dividiu os internautas entre aqueles que acharam uma grande sacada de marketing da prefeitura e outros que criticaram a iniciativa do prefeito, principalmente pelo “uso indevido da religião num evento público”.
“Deveriam ter vergonha. Mais respeito!! Ficou ridículo o nome do evento. Aff, sem noção nenhuma”, escreveu uma internauta. “Por favor, alguém me diz que eu não fui a única que achou o nome engraçado”, disse outra. “Pelo menos é inclusivo! haha”, brincou uma terceira.
Outros internautas não gostaram das brincadeiras e trocadilhos feito nas redes sociais: “Lendo os comentários, vejo como a humanidade está cada vez mais doente. O nome do evento se refere a uma cidade, a um povo. Piranhas merece respeito. O povo piranhense merece respeito. A cidade de Piranhas é do Senhor Jesus, SIM!”.
A internauta ainda continuou: “Gabriela Rocha não se deixe intimidar por esses comentários maldosos. Honre o nome ao qual você adora e venha fazer a diferença nesse lugar. Isso é uma batalha espiritual. Nós vamos continuar combatendo o bom combate e guardando a fé”.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Decisão
Igreja manda encerrar venda de areia em Marechal
-
3Confessou crime
Polícia apreende adolescente envolvido na morte de Criança em Branquinha; homem também é detido
-
4Nesta quarta (29)
Morre líder da torcida organizada do CRB, João Gordo
-
5Interior de Alagoas
Operação da PM localiza autor de homicídio em Coqueiro Seco