Interior
Prefeitura de Penedo e Senai lançam o programa Minha Chance
Iniciativa vai oferecer cursos gratuitos para a população do município
A Prefeitura de Penedo, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), lançou, na noite de quinta-feira, 17, o maior programa de formação profissional da história do município. Trata-se do Minha Chance, que já está com matrículas abertas e vem obtendo grande adesão.
Somente no dia de lançamento da ação, foram feitas 200 inscrições, que seguem até o dia 25 deste mês. Na manhã desta sexta-feira, 18, já havia movimentação de pessoas no Largo São Gonçalo, Centro Histórico de Penedo, onde estão sendo feitas as matrículas. A cerimônia oficial contou com a presença do prefeito Ronaldo Lopes, autoridades municipais e gestores do Sistema Fiea, no Theatro Sete de Setembro.
A gerente comercial do Sesi Senai, Mônica Vieira, conta como funcionará a iniciativa, que terá duração de dois anos. “Serão capacitadas mais de três mil pessoas com ensino fundamental e maiores de 16 anos, além das 900 vagas destinadas a estudantes da rede municipal dos últimos anos do ensino fundamental. São mais de 130 turmas, em 11 áreas distintas, em cursos gratuitos. É um programa que busca a formação de mão de obra para ser absorvida nas empresas de Penedo e municípios circunvizinhos, além de fomentar o empreendedorismo local”, destacou.
Neste ano, serão ofertados mais de 20 cursos com, aproximadamente, 900 alunos. Em 2024, serão mais de dois mil alunos formados pelo Senai. “Este programa envolve os cursos de qualificação como também o programa Senai Transforma para os alunos da rede municipal e da EJA [Educação de Jovens e Adultos]. É um programa que oferta grandes oportunidades e que, realmente, vai mudar as vidas dos penedenses”, afirma a gerente da Unidade Integrada Sesi Senai de Arapiraca, Thiana Cysneiros.
A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Penedo, Ana Teresa Koenigkan, disse que a parceria com o Senai abre uma oportunidade “imperdível”, especialmente, para a população em situação de vulnerabilidade social. “Esse programa representa o início de uma jornada repleta de aprendizado e descobertas”, concluiu.
Vagas e matrículas
Há vagas abertas nos cursos de Almoxarife, Assistente Administrativo, Confeiteiro, Costureiro, Instalador de Refrigeração e Climatização Doméstica, Mecânico de Carro, Mecânico de Motocicleta, Pedreiro e Soldador de Estruturas e Tubulações.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas