Interior

Professor da Ufal Penedo vai receber outorga por trabalhos na área de pesca e aquicultura

Comenda será entregue a Igor da Mata no dia 6 de março, em Brasília

Por Manuella Soares / Ascom Ufal 25/02/2023 16h44
Professor da Ufal Penedo vai receber outorga por trabalhos na área de pesca e aquicultura
Professor Igor da Mata - Foto: Arquivo pessoal

O professor Igor da Mata, do curso de Engenharia de Pesca da Unidade de Penedo, que integra o Campus Arapiraca da Ufal, será homenageado com a comenda Dr. José Ubirajara de Souza Coelho Timm. A honraria vai ser entregue no próximo dia 6 de março, em Brasília, pela Confederação Brasileira dos Trabalhadores da Pesca e da Aquicultura (CBPA).

Em decisão unânime da Assembleia Geral da CBPA o nome do professor foi escolhido como homenageado pelo relevante serviço prestado na área. A premiação reconhece as personalidades que, por meio dos seus conhecimentos em sua vida pessoal, política e profissional, contribuem para o desenvolvimento sustentável da sociedade e da cadeia produtiva da pesca e aquicultura do Brasil.

“Como servidor público, fico lisonjeado com essa relação de confiança, sincera, altruísta e desprovida de vaidade. Como grupo, fico feliz de nos representar nessa frente. Mesmo com todas as limitações”, ressaltou Igor.

Sobre o pesquisador

Igor da Mata é mestre em Recursos Pesqueiros e Aquicultura e doutor em Oceanografia. Foi presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Pesca (Abep) até 2017 e atualmente faz parte do Conselho da instituição. Como pesquisador ele tem vasta experiência e é internacionalmente conhecido por meios dos trabalhos nas áreas de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca como estatística, investigação, tecnologia, avaliação, extensão e administração pesqueira.

Entre os projetos que integra estão a Rede cooperativa multidisciplinar para subsidiar o manejo da pesca dos estoques de camarões da região Norte e Nordeste do Brasil com foco ecossistêmico; e Diagnóstico da situação atual das cadeias produtivas do sururu da Lagoa de Mundaú e da pesca artesanal costeira do Jaraguá e entorno.

O professor ainda coordena o projeto A pesca estuarina do Rio São Francisco, com várias publicações e participações em eventos reconhecidos na área. Um dos mais recentes foi no mês de novembro, em Lima-Peru, onde o Igor apresentou o caso do Rio São Francisco pelo projeto MapSãoFrancisco – Mapeamento Colaborativo e Inclusivo na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que tem a Universidade Federal e Alagoas (Ufal) como uma das entidades cooperadas participantes da iniciativa.

Tags: