Interior

Prefeitura de Teotônio Vilela recorre ao Iteral para rever limites territoriais

Em reunião com o diretor-presidente Jaime Silva, foi informado que no último censo populacional o município perdeu cerca de sete mil habitantes por conta de mudança territorial

Por Helciane Angélica / Ascom Iteral 09/02/2023 23h09 - Atualizado em 09/02/2023 23h47
Prefeitura de Teotônio Vilela recorre ao Iteral para rever limites territoriais
Gestor municipal demonstrou preocupação quanto aos dados coletados no último censo populacional executado pelo IBGE - Foto: Ascom Iteral

O Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas recebeu na quarta-feira (8), a visita do prefeito de Teotônio Vilela, Pedro Henrique Pereira, conhecido por Peu Pereira, e o procurador-geral do município, Pedro Mota. No encontro com o diretor-presidente Jaime Silva foi discutida a importância da revisão de limites territoriais diante das alterações no Censo 2022.

O gestor municipal demonstrou preocupação quanto aos dados coletados no último censo populacional executado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Verificou-se que o município obteve mudança territorial e perda de sete mil habitantes no último censo populacional, e os gestores supõem que os recenseadores não percorreram todos os povoados.

“Essa visita aqui no Iteral é muito importante para a gente saber a divisa de Teotônio Vilela com Junqueiro, e Teotônio Vilela com Coruripe, para a gente não perder no censo do IBGE. Em 2010, a gente tinha uma população de 44 mil habitantes, e hoje, com esse novo censo a população caiu para 37 mil habitantes. É uma queda absurda e a gente sabe do crescimento que a cidade tá tendo, inclusive, pelas contagens que a gente tem pelos agentes de saúde e de todo atendimento que oferecemos na cidade nós sabemos que esse censo encontra-se totalmente errado. É por isso que estamos aqui no Iteral, e também, queremos convocar o IBGE para ver a realização de um novo censo em Teotônio Vilela”, citou o prefeito Peu Pereira.

Com o intuito de rever os limites territoriais e elucidar todas as dúvidas, o diretor-presidente Jaime Silva informou que o Órgão de Terras atenderá a solicitação e encaminhará a equipe a campo para fazer uma nova visita técnica para a identificação dos limites territoriais e um relatório complementar principalmente nas áreas que possuem dados conflitantes, como: Mutuns, Sucupira, Pedrinha, Comodongo, Gravatá 1 e 2, e Cachoeira.

O técnico de agrimensura do Iteral, Milton Melo, também explicou que é preciso convidar os representantes de todos os municípios limítrofes e do IBGE para acompanhar o trabalho da equipe técnica. Esse serviço já foi executado nos anos de 2011, 2012 e 2014; além de ter produzido um laudo sobre a extensão das rodovias BR 101, AL 105 e AL 445; e a revisão territorial no município de Campo Alegre foi concluída, inclusive, os marcos territoriais fixados. No caso, precisará verificar as coordenadas com os municípios de Junqueiro, Coruripe e São Sebastião.

Houve também a entrega das cópias dos relatórios técnicos dos anos anteriores e as leis de criação dos municípios para auxiliar nos estudos.