Interior

Festa do padroeiro do povoado de Limoeiro atrai milhares de pessoas em Pão de Açúcar

Festa dos padroeiros Jesus, Maria e José reuniu milhares de pessoas pelas ruas com muitas festividades e vasta programação religiosa

Por Claudio Bulgarelli - Sucursal Região Norte 31/01/2023 18h21 - Atualizado em 31/01/2023 20h04
Festa do padroeiro do povoado de Limoeiro atrai milhares de pessoas em Pão de Açúcar
Festejos no Povoado Limoeiro - Foto: Arquivo pessoal

No último domingo, 29, e por 5 dias antes, os moradores da histórica Vila Limoeiro, no município de Pão de Açúcar, comemoraram a tradicional festa dos padroeiros Jesus, Maria e José, que reuniu milhares de pessoas pelas ruas com muitas festividades e vasta programação religiosa, cultural, que reuniu três bandas musicais e esportiva, além de novenas, missa campal e procissão, ponto forte do evento. Tradicionalmente acontecem noites dedicadas às crianças, moças, rapazes, casados e, ainda, as noites da Promessa e de Bom Jesus dos Navegantes.

Inclusive nos dias do evento, o rio São Francisco, que serviu de palco, mais uma vez para a procissão fluvial, estava com um volume de água bem acima do normal, o que não impediu que os festejos fossem realizados com grande sucesso de público.

A Prefeitura de Pão de Açúcar, é a grande parceira da comunidade limoeirense na realização desta tradicional festa, inclusive tendo colaborado financeiramente para que a comissão organizadora da festa pudesse fazer todos os preparativos. O prefeito Jorge Dantas afirmou que mais uma vez, a festa dos padroeiros reuniu muita gente carregada de fé e paixão. Além disso, ele afirmou que as pessoas que estiveram lá encontraram um povoado bastante iluminado, com reposição de luminárias, conserto da rede elétrica, limpeza e pintura de vias públicas.

Segundo historiadores, a origem de Limoeiro, povoação situada à margem esquerda do Rio São Francisco, pode estar associada a sua capela, marca da formação católica dos seus fundadores, no século XVIII. Um evento significativo na sua história foi a visita do Imperador D. Pedro II que, quando da sua viagem à Cachoeira de Paulo Afonso. No dia 23 de outubro de 1859 ele anotou no seu diário: “Às 11 ½, defronte do Limoeiro, tendo andado de Pão de Açúcar 3 léguas em rio. Toda a digressão gasta 10 minutos. Tem 50 casas, uma capela menos má e um oratório; é juizado de paz e não há ai nenhuma autoridade policial, mas um fiscal; pertence à freguesia de Pão de Açúcar.”

Confira mais fotos das celebrações (Fotos: arquivo pessoal)

Confira vídeos nos dois links abaixo: