Interior

Procissão da padroeira de Santana do Mundaú reúne 3 mil fiéis

Por Assessoria 23/01/2023 10h40 - Atualizado em 23/01/2023 20h02
Procissão da padroeira de Santana do Mundaú reúne 3 mil fiéis
Programação encerrou a maior festa do município, que aconteceu sem restrições na participação dos fiéis - Foto: Assessoria

Mais de 3 mil fiéis participaram, nesse domingo (23), da procissão de Senhora Sant'Ana, em Santana do Mundaú, na zona da mata de Alagoas. Os fiéis participaram também da Missa Solene pela manhã e da celebração de encerramento, que foi campal. O dia festivo promovido pela Paróquia Senhora Sant'Ana encerrou mais uma edição da Festa da Padroeira.

Pagar promessa, fazer pedidos e louvar a avó de Jesus, a Senhora Sant'Ana. Foi com esse objetivo que mundauenses e visitantes foram às ruas em demonstração de fé. A devota Fátima Caldas participou de todas as noites do Novenário e esteve na procissão com coração cheio de gratidão. "É um momento de emoção e agradecimento. Aqui peço por nossas famílias, pelos mais necessitados e pela paz no mundo inteiro", expressou a fiel.

A procissão saiu da Igreja Matriz com o andor da padroeira e de outros sete santos que famílias patrocinam após uma graça alcançada. O padre José Cícero da Silva, administrador paroquial, destacou a presença dos fiéis, que depois de dois anos de pandemia puderam participar sem restrições: "Colhemos muitos frutos da festividade, oportunidade para renovação da fé e de devoção popular. Tivemos um retorno de maior participação, já que os fiéis ficaram mais à vontade no convívio e na proximidade para celebrar a padroeira".

A multidão seguiu pelas ruas de Santana do Mundaú. O percurso foi acompanhado pela Banda Filarmônica de Santa Luzia do Norte, pela Banda de Pífano de Santana do Mundaú e por um trio elétrico. Já no retorno para o encerramento, os fiéis participaram da Missa e acompanharam a descida da bandeira, que marca o fim dos festejos.

A Festa de Senhora Sant'Ana acontece em janeiro por uma tradição antiga porque em julho, quando os avós de Jesus, Santa Ana e São Joaquim, são celebrados, é período de chuva. Este ano o tema refletido foi "Com Senhora Sant'Ana, viver a vocação na graça e na Missão" e teve uma programação desde o dia 13, com Missa, louvor, cantinho da criança, leilão e quermesse. A cobertura completa da festividade está nas redes sociais @paroquiasantana.