Interior

Corregedoria inspeciona cinco cartórios no Sul de Alagoas

Des. Fábio Bittencourt também visitou os fóruns de São Miguel dos Campos e Coruripe; inspeções nas serventias têm o intuito de melhorar os serviços prestados à população

Por TJ/AL 28/11/2022 16h44 - Atualizado em 28/11/2022 20h51
Corregedoria inspeciona cinco cartórios no Sul de Alagoas
Cartório de Registro Civil e Notas de Barra de São Miguel - Foto: Niel Rodrigues/TJ/AL

Conforto e segurança jurídica são preocupações do Corregedor-Geral da Justiça, Des. Fábio José Bittencourt Araújo, quanto ao atendimento nos cartórios extrajudiciais de Alagoas. Para tanto, tem realizado inspeções nas unidades para orientar Tabeliães e funcionários visando melhorar a prestação de serviços à população.

Na semana passada, o Corregedor-Geral e o Magistrado Auxiliar da Corregedoria, Anderson Santos dos Passos, inspecionaram cinco cartórios nas cidades de Barra de São Miguel, Roteiro, São Miguel dos Campos e Coruripe.

Em Roteiro, a Tabeliã Substituta Joanny Lima Mendes atua no Cartório do Único Ofício. Ela acompanha o trabalho de inspeção da Corregedoria pelo site do Tribunal de Justiça e aguardava que a unidade recebesse a visita do Corregedor-Geral.

Novata na área cartorária, ela afirmou que vem estudando para melhor ofertar os serviços à comunidade e classificou a visita como importante para sanar dúvidas. “É ótimo para nós que somos novos em cartórios, pois é meu primeiro emprego na área, e estou até estudando Direito para melhorar aqui dentro da serventia”.

Joanny também explicou sobre a importância do cartório para os munícipes, pois evita que a população se desloque para outros municípios. “Para nossa cidade foi ótimo, porque o cartório se manteve aqui, já que tudo é mais complicado quando você tem que sair daqui para São Miguel dos Campos ou para a Barra de São Miguel. Ficava tudo mais caro, pois tinha que fretar carro”.

Em São Miguel dos Campos, a Tabeliã Substituta do Cartório de Registro Civil e Notas, Carolina Cavalcante Lopes Jatobá Tenório, trabalha na serventia há 17 anos. Ela disse que a prioridade sempre foi garantir celeridade aos procedimentos, com atendimento adequado aos utentes.

Sobre a visita da Corregedoria, Carolina classificou como “muito válida, porque se algo estiver fora dos padrões, a gente procura melhorar. Temos que ser ágeis nos serviços dos cartórios, para, se possível, já entregar o documento na hora”.

Cartórios inspecionados


Em Barra de São Miguel, Fábio Bittencourt inspecionou o Cartório de Registro Civil e Notas; em Roteiro, o Cartório do Único Ofício; em São Miguel dos Campos, o Cartório de Registro Civil e Notas e o Cartório do 2º Ofício da cidade; em Coruripe, a inspeção também foi realizada no Cartório do 2º Ofício de Notas.

Visita aos fóruns


O Corregedor-Geral também visitou o Fórum de São Miguel dos Campos. Lá, dialogou com a Magistrada Vilma Renata Jatobá de Carvalho, Superintendente do Fórum, sobre a necessidade de realização de casamentos com os cartórios de registro civil aos quais a Comarca tem competência. Também conversou com a Juíza de Direito Laila Kerckhoff dos Santos, da 4ª Vara Criminal.

Em Coruripe, Fábio Bittencourt averiguou os reparos realizados no Fórum pelo TJ/AL, inclusive no salão do Tribunal do Júri, e dialogou com servidores e com o Magistrado Mauro Baldini, que aproveitou a oportunidade para acompanhar a inspeção que estava sendo realizada no Cartório do 2º Ofício de Notas.