Interior

Juiz retira armadilha para capturar jacarés em Arapiraca

Rômulo Vasconcelos levou todo o material para a sua residência

Por Davi Salsa 10/11/2022 10h45 - Atualizado em 10/11/2022 21h21
Juiz retira armadilha para capturar jacarés em Arapiraca
Rômulo Vasconcelos retirou fios de nylon grosso com um anzol gigante - Foto: cortesia

A Rua Dom Pedro II, mais conhecida como Ladeira do Claudenor, fica localizada em um fundo de vale do Riacho Piauí, que é uma das principais reservas ambientais na área central de Arapiraca, juntamente com o Vale do Perucaba.

Por mais de 20 anos, o local tem se tornado uma atração turística, devido ao aparecimento de uma família de jacarés-do-papo-amarelo.

Diariamente, a Ladeira do Claudenor recebe visitantes de todas as idades que param seus veículos para admirar os animais.

Porém, na manhã desta quinta-feira (10), durante a sua caminhada matinal, o juiz de Direito Rômulo Vasconcelos percebeu uma estranha movimentação de pessoas no local e descobriu uma armadilha feita por criminosos para capturar os jacarés.

De acordo com o magistrado, que também é técnico em saneamento e tecnólogo em saneamento ambiental pela Universidade Federal de
Alagoas (Ufal), foi colocada uma cabeça de porco em uma corda como uma espécie de "isca" para atrair os animais.

Rômulo Vasconcelos entrou no fundo de vale e, com a ajuda de populares, retirou a armadilha e levou todo o material para a sua residência.

“Muita gente passava pelo local, observava e nada fazia para combater esse crime contra os animais e a natureza”, relatou o magistrado, que vai comunicar todo o ocorrido ao Ibama em Alagoas.

APA e Horto Florestal


A riqueza desse manancial que percorre todo perímetro urbano de Arapiraca receberá um importante investimento público, com a criação da primeira Área de Proteção Ambiental (APA) Urbana de Alagoas.

Em março deste ano, o prefeito Luciano Barbosa e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, assinaram a ordem de serviços no valor de R$ 14 milhões para a a primeira etapa da implantação da APA Urbana.

Além da proteção e conservação da fauna e da flora, será criado um horto florestal com mais de 32 hectares em uma área total de 40 mil metros quadrados.

O projeto também prevê a construção de um corredor de transporte com 4,2 quilômetros de extensão em pavimentação asfáltica com duas amplas avenidas entre as rodovias AL-110 e 220.