Interior

Destaladeiras de fumo de Arapiraca são homenageadas em festa religiosa

Comunidade de Canafístula inicia Festa de Santa Isabel da Hungria

Por Davi Salsa 06/11/2022 13h39 - Atualizado em 06/11/2022 14h10
Destaladeiras de fumo de Arapiraca são homenageadas em festa religiosa
Grupo folclórico resiste por décadas em Arapiraca - Foto: Fábio Ferreira

Vestidas em figurino apropriado e produzido por elas mesmas, as 25 destaladeiras de fumo do bairro Canafístula, em Arapiraca, fazem parte de um grupo folclórico que mantém vivo até os dias atuais o pioneirismo das mulheres no desenvolvimento de Arapiraca.

Há mais de 70 anos, suas cantigas ecoavam nos salões de fumo, durante a jornada de trabalho que atravessava a madrugada, na época em que os rádios e outros meios de comunicação quase não existiam na cidade.

Coube, então, às mulheres arapiraquenses criarem uma espécie de brincadeira e que passou a ser levada a sério por muitas décadas. A partir de um ‘mote’ nasciam os versinhos e surgiam as músicas das destaladeiras de fumo.

Todo esse legado foi tema de uma homenagem, no sábado (5), durante a programação da Festa de Santa Isabel da Hungria, a padroeira dos moradores do bairro Canafístula, um dos berços culturais de Arapiraca.

As atividades começam no dia 11 e seguem até o dia 20 deste mês de novembro, com o novenário e a tradicional Procissão do Mastro, no encerramento da festa religiosa, organizada pela Paróquia de Santa Isabel da Hungria, comerciantes locais e Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo.