Interior
Destaladeiras de fumo de Arapiraca são homenageadas em festa religiosa
Comunidade de Canafístula inicia Festa de Santa Isabel da Hungria
Vestidas em figurino apropriado e produzido por elas mesmas, as 25 destaladeiras de fumo do bairro Canafístula, em Arapiraca, fazem parte de um grupo folclórico que mantém vivo até os dias atuais o pioneirismo das mulheres no desenvolvimento de Arapiraca.
Há mais de 70 anos, suas cantigas ecoavam nos salões de fumo, durante a jornada de trabalho que atravessava a madrugada, na época em que os rádios e outros meios de comunicação quase não existiam na cidade.
Coube, então, às mulheres arapiraquenses criarem uma espécie de brincadeira e que passou a ser levada a sério por muitas décadas. A partir de um ‘mote’ nasciam os versinhos e surgiam as músicas das destaladeiras de fumo.
Todo esse legado foi tema de uma homenagem, no sábado (5), durante a programação da Festa de Santa Isabel da Hungria, a padroeira dos moradores do bairro Canafístula, um dos berços culturais de Arapiraca.
As atividades começam no dia 11 e seguem até o dia 20 deste mês de novembro, com o novenário e a tradicional Procissão do Mastro, no encerramento da festa religiosa, organizada pela Paróquia de Santa Isabel da Hungria, comerciantes locais e Prefeitura de Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Mais lidas
-
1Reta final!
'A Fazenda 17' terá roça especial e volta de ex-peões; veja calendário
-
2Alagoas
Filha é presa por maus-tratos e omissão de socorro contra idoso em Belo Monte
-
3Maceió
Arcebispo: Igreja não vende areia à Braskem
-
4Abriu o jogo
Whindersson Nunes diz ter repensado sua sexualidade: 'Sou gay'
-
5Nesta terça-feira (9)
Polícia Militar de Alagoas lamenta morte do cabo Lucas Gomes Canabarro




