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Arapiraca aboliu a escravidão três anos antes da Lei Áurea

De acordo com o historiador Gilberto Barbosa, o fundador Manoel André libertou a escrava Josefa no ano de 1885

Por Davi Salsa - Sucursal Arapiraca / Tribuna Independente 08/10/2022 08h25
Arapiraca aboliu a escravidão três anos antes da Lei Áurea
Historiador Gilberto Barbosa conseguiu acesso ao documento com a transição da carta da liberdade - Foto: Cortesia

A História do Brasil aponta que a libertação dos escravos foi assinada pela Princesa Izabel no dia 13 de maio de 1888.

No entanto, uma descoberta feita pelo historiador e escritor Gilberto Barbosa, no Cartório de Limoeiro de Anadia, no Agreste alagoano, mostra que três anos antes, precisamente no dia 1º de junho de 1885, o fazendeiro Manoel André Correia dos Santos, o fundador de Arapiraca, assinou a Carta de Alforria de sua escrava Josefa.

Gilberto Barbosa conseguiu acesso ao documento histórico com a transcrição da carta de liberdade - a segunda de Arapiraca - passada em favor da escrava Josefa, que era por legítima de Roza Martins dos Santos, esposa de Manoel André.

No registro, além de Manoel André Correia dos Santos, constam os nomes de Azarias Pereira da Silva, Fausto Correia dos Santos, Belarmino Correia dos Santos, e como testemunhas: Manoel Evaristo da Silva e Esperidião Rodrigues da Silva, que foi o emancipador de Arapiraca no ano de 1924.

Ainda de acordo com o documento, lavrado em cartório no dia 28 de junho de 1885, a carta foi assinada pelo tabelião público interino na época, Manoel Caetano Tojal, no Livro de Notas n° 3, páginas 37 e 38.

MARCO HISTÓRICO

Esse fato da libertação da escrava Josefa, três anos antes da Abolição da Escravatura do Brasil, coloca ainda mais luz sobre a história de Arapiraca, que neste mês de outubro, no dia 30, o município celebra os seus 98 anos de emancipação política de Limoeiro de Anadia.

Sobre a libertação, surgem alguns questionamentos: qual o interesse dos senhores e senhoras escravistas em conceder a alforria e consequentemente perder sua mão de obra gratuita? Já não precisavam mais de seus trabalhos? A liberdade antecipada seria uma atitude visionária, prevendo o inevitável: o fim da escravidão?

Para o historiador e escritor Gilberto Barbosa, ele acredita que é bem provável esses questionamentos.

Ele diz que leis anteriores foram aprovadas, como exemplo, a Lei do Ventre Livre (1871) e a Lei dos Sexagenários (1885), preparando, de certa forma, os senhores de escravos para algo inevitável: a libertação de todos os escravizados.

Tais leis, ainda de acordo com Barbosa, foram minando o poder do senhor sobre os seus subjugados e o surgimento de uma lei mais ampla era questão de tempo.

A reportagem da Tribuna perguntou a Gilberto Barbosa se seria possível brotar algum sentimento, digamos, “mais humano” entre senhores e cativos, ao ponto de aqueles cederem a liberdade destes?

O historiador afirmou que também é possível. “As pesquisas continuam. Nossa missão será responder essas e outras questões sobre a presença de escravos negros na região onde, atualmente, se encontram as cidades de Arapiraca, Limoeiro, Coité e Taquarana”, salienta o historiador.

No dia 13 de maio de 1888 foi sancionada pela princesa Isabel (1846-1921) a Lei Áurea, que finalmente decretou a abolição dos escravos em todo o Brasil.

MOVIMENTO

Com isso, a escravidão já não era mais permitida, por conta da enorme pressão do movimento abolicionista, aliada à conveniência econômica dos senhores de escravos em determinadas províncias no país.

É importante lembrar que a Lei Áurea não foi acompanhada de medidas, como a distribuição de terras, que permitissem aos escravos exercerem, de fato, sua cidadania. “Mesmo com a liberdade alcançada, muitos negros de Limoeiro de Anadia ficaram na companhia de seus outrora senhores, trabalhando pela comida”, acrescenta Barbosa.