Interior

Culto de Ação de Graças em homenagem ao aniversário da ex-prefeita Vânia Câmara deve movimentar Passo de Camaragibe

Por Cluadio Bulgarelli - Sucursal Litoral Norte com Tribuna Hoje 11/08/2022 11h21 - Atualizado em 11/08/2022 15h03
Culto de Ação de Graças em homenagem ao aniversário da ex-prefeita Vânia Câmara deve movimentar Passo de Camaragibe
Culto de Ação de Graças promovido pela ex-prefeita deve movimentar a cidade - Foto: Acervo Pessoal

Na noite desta quinta-feira, dia 11, um Culto de Ação de Graças em homenagem ao aniversário da ex-prefeita Vânia Câmara, deve movimentar a cena social e política na cidade do Passo de Camaragibe, região Norte. O evento, que Vânia promove há mais de 10 anos, será marcado também pela lembrança do recente falecimento de seu marido e companheiro, o pecuarista e artista Andrey Câmara. O culto, que acontecerá na Assembleia de Deus, centro da cidade, com participação da Cantora Rayanne Vanessa e do pregador Lucas, vai atrair centenas de pessoas para a cidade, entre amigos, correligionários e muitos políticos, que já confirmaram presença num dos eventos de caráter social e religioso mais importante do município.

Edvânia Farias Rocha Uga Câmara, a Vânia Câmara, mais conhecida ainda como Vânia do Passo, que tornou-se a maior força política da região depois de eleger para prefeito do município uma pessoa totalmente desconhecida, que exercia a função de motorista da prefeitura e hoje exerce o cargo de prefeito. Vânia Câmara, nascida em 11 de agosto de 1972, na cidade de Flexeiras, foi comerciante por muito tempo. Apesar de nascer flexeirense, é uma camaragibense das mais devotadas e apaixonadas pela terra do mestre Aurélio Buarque de Holanda. Filha de Elenita Farias de Omena e Dionísio Alves Silva, chegou ao Passo de Camaragibe com apenas 7 meses de idade. Sua trajetória política lhe confere um título invejável, que muitos políticos perseguem uma vida inteira, ou seja, ser considerada pelos próprios munícipes como maior expressão política da atualidade.

Com apenas 24 anos, em 1996, Vânia encara o seu primeiro desafio político e vence sua primeira eleição para vereadora, onde fica até o ano de 2000. Nesse mesmo ano é convidada a participar como vice-prefeita na chapa montada pelo empresário Júnior Pequeno, dupla que saiu vencedora para comandar os destinos do município entre 2000 a 2004. No entanto, em 2002, com o afastamento pela justiça do prefeito em mandato, Júnior Pequeno, Vânia assumiu a prefeitura em outubro de 2002, ficando à frente do executivo municipal até fevereiro de 2003. 

Em 2004 foi candidata à prefeita e perdeu a eleição com pequena diferença de votos para Márcia Coutinho. Quatro anos depois, em 2008, volta e ganha a eleição para prefeita com uma grande diferença de votos. Em 2012 foi candidata à reeleição, mas perdeu para Márcia Coutinho novamente. Em 2014 concorre ao cargo de deputada estadual. Mas mesmo sem recursos para fazer composição partidária, foi muito bem votada, levando em conta a precariedade da sua campanha. Voltou em 2016 como candidata à prefeita, com quase nenhum recurso e pouca estrutura. Mas venceu o forte poder econômico de Márcia Coutinho, do MDB. 

Em 2020, com o quadro da pandemia do coronavírus, sua reeleição estava 100 por cento garantida, o que seria uma vitória inédita para o município, que jamais em sua história reelegeu um gestor em mandato. Mas uma decisão judicial afasta Vânia da frente do executivo. Mas em apenas alguns dias apresenta seu motorista, desconhecido da população, como seu candidato. Em apenas 40 dias, Vânia e seu grupo político conseguem elegê-lo como prefeito. É que Vânia confia seus compromissos políticos com o grupo formado há mais de trinta anos, assim como os projetos que desenvolveu para o resgate histórico e cultural, a exemplo de como melhor explorar o potencial turístico do município com um projeto para a Praia do Marceneiro. Ao longo de sua trajetória, teve um importante compromisso com a música, onde participou da fundação da Banda Fanfarra Nossa Senhora da Conceição, hoje Flor do Camará. Participou também da fundação das bandas de São Miguel dos Milagres e Porto de Pedras.