Interior

9 de outubro de 2018 08:18

Arapiraca consegue três vagas na ALE

Fraco desempenho da ex-prefeita do município, Célia Rocha, é uma das surpresas da eleição na Região Agreste do Estado

↑ Ricardo Nezinho chega ao quarto mandato de deputado estadual (Foto: Assessoria)

Segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, o município de Arapiraca terá apenas três deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), no próximo ano.

No pleito de 2014, Arapiraca conseguiu eleger quatro parlamentares: Ricardo Nezinho, Tarcizo Freire, Rodrigo Cunha e Severino Pessoa. Na eleição do último domingo (7), Rodrigo Cunha foi eleito o senador mais votado de Alagoas, e Pessoa conseguiu uma das nove cadeiras para representar o estado na Câmara Federal, em Brasília.

Na disputa para o cargo de deputado estadual, o município manteve apenas três representantes da terra: Ricardo Nezinho (MDB), Tarcizo Freire (PP) e Breno Albuquerque (PRTB), que é filho do ex-deputado estadual Dudu Albuquerque.

Nos meios políticos, a expectativa era de que Arapiraca mantivesse pelo menos as quatro vagas, com a eleição da ex-prefeita Célia Rocha (PTC) ou de Randerson Pessoa (PRB), filho do deputado estadual Severino Pessoa (PRB), que lançou seu herdeiro político na tentativa de continuar ocupando a cadeira na Casa de Tavares Bastos.

A eleição de Célia Rocha era tida quase como certa, mas a ex-prefeita de Arapiraca obteve apenas 16.962 votos, uma quantidade muito abaixo de quem já foi eleita deputada federal no ano de 2010 com mais 120 mil votos. Por outro lado, Randerson Pessoa também não conseguiu se eleger. O herdeiro político de Severino Pessoa ficou com 20.791 votos. Seu pai foi eleito deputado quatro anos atrás com mais de 30 mil votos.

FORÇA POLÍTICA

A eleição do último domingo consolidou a força política do deputado estadual Ricardo Nezinho (MDB).

Reeleito para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Estadual, o arapiraquense foi o segundo mais votado de Alagoas, com 43.961 votos.

Ao lado do vice-governador Luciano Barbosa (MDB), Nezinho ajudou na reeleição do senador Renan Calheiros (MDB) e do governador Renan Filho (MDB), que obteve expressiva votação no município com 84% dos votos válidos em Arapiraca, o que representou um dos maiores percentuais dentre os 102 municípios de Alagoas.

Além disso, Nezinho apoiou a eleição do amigo e deputado Sérgio Toledo (PR) à Câmara Federal, dando a Toledo mais de sete mil votos somente na segunda maior cidade de Alagoas. Sérgio Toledo foi eleito com mais de 98 mil votos.

“Estou muito feliz com o resultado das urnas. Não é fácil chegar a quatro mandatos, mas isto é o compromisso que tenho com a população e a forma que faço política, honrando todos os meus compromissos e sempre ajudando a quem nos procura. Nossa responsabilidade aumenta e tenho certeza que vou representar muito bem outra uma vez o povo de minha terra e de todo o estado”, afirmou Nezinho.

Com esta eleição, Ricardo Nezinho demonstrou capacidade de ser reerguer após, em 2014, ter disputado a prefeitura de Arapiraca, sendo derrotado nas urnas pelo atual prefeito Rogério Teófilo (PSDB).

Fonte: Tribuna Independente / Davi Salsa

Comentários

MAIS NO TH