Interior
Em fiscalização, oito veículos de transporte de passageiros são notificados
Operação do Inmeq/AL vistoriou 68 vans e ônibus e continua até quinta-feira (12)
Início de ano é época de grande movimentação nas estradas de todo Brasil e, principalmente, em pontos turísticos como Alagoas. Para garantir a segurança de quem está a passeio, ou utiliza regularmente vans e ônibus intermunicipais, o Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (Inmeq/AL) está realizando a fiscalização dos cronotacógrafos destes veículos na rodovia AL-101 Norte, nesta quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12.
“Essa é uma operação de rotina, porém o nosso foco são as vans e ônibus que transportam os turistas para verificar se realmente os certificados de cronotacógrafos encontram-se em dia ou vencidos”, relato o fiscal do Inmeq/AL, Osman Navarro Navarro.
O “crono” é o equipamento responsável por medir a distância e velocidade de veículos que realizam transporte de passageiros. A verificação deve ser feita anualmente pelos condutores e empresas que se enquadram na normativa vigente, sendo essa medida obrigatória para garantir o funcionamento correto do medidor.
(Foto: Antonio Barbosa / Agência Alagoas)
No primeiro dia de operação, foram verificados 69 veículos, dos quais oito foram notificados por estarem com o certificado de calibração do equipamento vencido, segundo dados do agentes. O objetivo da operação, além de notificar as irregulares, é chamar a atenção dos condutores para manter a certificação em dia.
“Nós estamos notificando e orientando que as empresas, ou as pessoas físicas, realizem os ensaios para que possam estar circulando dentro da lei e de maneira segura”, afirma o fiscal.
Mais lidas
-
1Grave acidente
Jogador da base do CSA tem amputação parcial de uma das pernas
-
2Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
3Em Pernambuco
Médica morre em batida envolvendo um carro e uma moto em Caruaru
-
4A hora chegou!
‘A Fazenda 16’: Saiba quem vai ganhar e derrotar os adversários no reality da Record TV
-
5Provedores de Internet
Associação denuncia ataque em massa que pode prejudicar mais de meio milhão de internautas em Alagoas