Esportes
PM abre inscrições para Campeonato da Liga da Segurança Pública Nacional
Inscrições das equipes são gratuitas e ocorrem até a próxima sexta-feira (24) junto ao DEFD

A Polícia Militar de Alagoas (PM/AL), por meio do Departamento de Educação Física e Desporto (DEFD) anunciou o 1º Campeonato da Liga da Segurança Pública Nacional (CLSPN). A ação foi publicada na edição n° 187 do Boletim Geral Ostensivo (BGO) da última quarta-feira (15). A meta é integrar as diversas ligas de segurança pública dos Estados da Federação, promovendo integração, saúde e bem-estar para os participantes.
As inscrições das equipes são gratuitas, estão abertas até o próximo dia 24 de outubro e devem ser encaminhadas ao DEFD no e-mail: [email protected]. A inscrição deverá conter nome e contato do chefe da delegação, relação da comissão e relação identificando os atletas. Informações podem ser obtidas por meio do WhatsApp: 82 98833-9354 e na própria publicação do BGO.
Já as competições estão marcadas para os dias 20, 21, 22 e 23 de novembro de 2025, das 8h às 12h, na Arena Pajuçara, localizada na Avenida Doutor Antônio Gouveia, Pajuçara, em frente ao Colégio Imaculada Conceição.
Em Alagoas, a liga vem sendo desenvolvida pela Associação dos Militares de Alagoas (Ameal), que há 11 anos vem unindo em suas competições times de diversas unidades militares e outras forças de segurança. Além do DEFD e da Ameal, o campeonato conta com a articulação da Associação dos Subtenentes e Sargentos Militares de Alagoas (Ameal) e também apoio da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas (Selaj).
Liga da Segurança Pública Nacional
A I Liga da Segurança Pública Nacional é uma iniciativa inédita voltada à valorização dos profissionais que atuam nas forças de segurança em todo o território brasileiro. Criada com o propósito de oferecer aos agentes um ambiente seguro e estruturado para a prática esportiva, a liga promove saúde, bem-estar e integração entre corporações como polícias militares, civis, federais, guardas municipais e bombeiros.
Mais do que uma competição, a liga é um espaço de socialização e fortalecimento de vínculos entre profissionais de diferentes estados e instituições. Esses laços, construídos por meio do esporte, têm o potencial de facilitar ações conjuntas, melhorar a comunicação interestadual e promover uma atuação mais eficiente e colaborativa na proteção da sociedade.
O projeto das Ligas de Segurança Pública (LSPs) surgiu da necessidade dos integrantes da segurança pública praticar o futebol de forma prazerosa e segura, pois sabemos que é grande o número de integrantes das Forças de Segurança (FS) que gostam dessa prática esportiva, porém deixam de praticá-la por questões de segurança pessoal, haja vista que a violência contra agentes de segurança pública vem crescendo no Brasil.
Através dessa demanda, alguns integrantes criaram em seus Estados as LSPs, com objetivo de oferecer uma competição que garanta segurança, respeito, disciplina, bem-estar físico e mental, além da união e integração entre as diversas FS.
O objetivo geral é promover a integração nacional entre os profissionais da segurança pública por meio do futebol, valorizando o trabalho desses agentes, incentivando hábitos saudáveis e fortalecendo os laços institucionais entre as LSPs de todo o Brasil.
Os objetivos incluem também reunir os campeões e representantes das Ligas da Segurança Pública das 27 Unidades Federativas em um torneio nacional de futebol; estimular a prática esportiva como ferramenta de promoção da saúde física e mental entre os profissionais da segurança pública; fortalecer o espírito de equipe, a disciplina e a camaradagem entre os participantes; valorizar o papel das forças de segurança por meio de ações de visibilidade positiva e integração social; e consolidar o evento como referência nacional no calendário esportivo das corporações.
Mais lidas
-
1'Violência vicária'
Ninguém Nos viu Partir: uma história real e emocionante sobre amor, separação e poder
-
2True Crime
Final explicado de Monstro: Ed Gein na Netflix: 'Os monstros nascem ou são feitos?'
-
3Entrevista coletiva
Barroca lamenta empate em casa e projeta reação do CRB contra o América-MG
-
4Cinema
'Tron: Ares' estreia em 1º lugar no Brasil, mas tem bilheteria abaixo do esperado nos Estados Unidos
-
5Oportunidade
Prefeituras alagoanas aceleram para realizar concursos públicos: veja os municípios envolvidos