Esportes
CSA entra em lista dos clubes que caíram da Série A até a D
Veja todas as equipes que disputaram elite do futebol nacional na era dos pontos corridos e amargaram rebaixamentos até a última divisão do Campeonato Brasileiro

O CSA ampliou a lista de clubes que disputaram a Série A do Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos e amargaram rebaixamentos até a Série D, última divisão do futebol nacional. O Azulão chegou a algoz do Cruzeiro na queda inédita da equipe em 2019, porém, voltou a Quarta Divisão após a derrota para o Brusque. Além da equipe alagoana, clubes como Santa Cruz e Portuguesa estão neste ranking; confira abaixo.
Brasiliense
O Jacaré disputou a Série A em 2005, três anos depois de ser vice-campeão da Copa do Brasil para o Corinthians. Na ocasião, o clube terminou a competição na lanterna. Desde então, a equipe do Distrito Federal acumulou rebaixamentos até parar na Série D.
Nesta temporada, o Jacaré disputou somente o Campeonato Candango e a Copa Verde. O clube não possui calendário nacional para 2026. A última vez que disputou a Série D foi no ano passado.
América-RN
Em 2007, o América-RN disputou o Campeonato Brasileiro, porém, terminou a competição como lanterna. Inclusive, a equipe potiguar teve uma das piores campanhas da história dos pontos corridos.
Desde então, o Dragão vem oscilando em participações na Série C e D. Em 2022, o América-RN foi campeão da Quarta Divisão, mas caiu novamente no ano seguinte. O clube disputará o jogo do acesso à Terceirona no próximo fim de semana, com o Santa Cruz.
Ipatinga
Em meados de 2006 até 2008, o Ipatinga foi a sensação do futebol brasileiro. A equipe mineira foi semifinalista da Copa do Brasil, sendo eliminada pelo Flamengo, que iria ser o campeão do torneio. Em 2006, nessa campanha, o Tigre projetou nomes icônicos para o futebol brasileiro como o técnico Ney Franco, o zagueiro Irineu e o meio-campo Walter Minhoca.
Em 2007, o clube mineiro conquistou o histórico acesso à Série A. E no seu ano de estreia na elite nacional, o Ipatinga foi o último colocado do torneio. Hoje em dia a equipe está sem divisão nacional e disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Santo André
O Santo André disputou a Série A do Brasileiro 2009. À época, até o meio-campo Marcelinho Carioca, no fim de sua carreira, chegou a fazer parte do elenco. Contudo, a equipe foi rebaixada no mesmo ano. Hoje, o Ramalhão está sem divisão nacional e disputa a Copa Paulista e divisões estaduais de acesso.
Grêmio Barueri/Prudente
O Grêmio Barueri fez uma campanha história em 2009, ano da sua primeira participação. Com nomes como Pedrão, Ralf, Thiago Humberto e Fernandinho, a equipe chegou a se classificar para a Copa Sul-Americana.
Porém, no ano seguinte o clube mudou de cidade e se tornou Grêmio Prudente. E em 2010, amargou um rebaixamento inédito. Após os anos, a equipe voltou a se chamar Grêmio Barueri e está sem divisão nacional, disputando somente divisões de acesso do Campeonato Paulista.
Portuguesa
A Portuguesa teve um dos rebaixamentos mais marcantes da história do Campeonato Brasileiro com o famoso “Caso Héverton”. A Lusa evitou a queda no campo, mas por causa da escalação irregular do atacante, a equipe caiu nos tribunais.
Depois disso, a Portuguesa caiu até a Série D e chegou até passar temporadas sem calendário nacional. Neste ano, a Lusa foi eliminada para o Mixto-MT na segunda fase da Série D.
Joinville
O Joinville disputou o Campeonato Brasileiro em 2015. A equipe catarinense terminou a competição na lanterna e depois caiu de forma gradativa até chegar na Quarta Divisão nacional. Nesta temporada, na Série D, o JEC foi eliminado na segunda fase da competição após ser goleado pelo Cianorte.
Santa Cruz
Após uma retomada que iniciou em 2011, o Santa Cruz retornou ao Campeonato Brasileiro em 2016 após 11 anos. Nesse ano, o Santa chegou até a liderar a Série A por algumas rodadas, mas depois caiu de rendimento até amargar o rebaixamento. À época, Grafite, Léo Moura e Keno estavam no elenco do clube. Hoje, o Santa Cruz luta pelo acesso à Série C do Brasileiro contra o América-RN.
Paraná
O Paraná disputou a Série A em diversas oportunidades neste século. Em 2018, foi a última vez que o Tricolor esteve na elite. Desde então, a equipe paranaense amargou diversos rebaixamentos até chegar na Série D. Hoje, o clube se encontra sem divisão nacional, e neste ano, foi rebaixado para à Série B do Campeonato Paranaense.
CSA
Campeão da Série C do Brasileiro de 2017, o CSA voltou a disputar a Série A em 2019. Apesar de ter sido rebaixado no final do campeonato, o Azulão foi uma pedra no sapato para alguns gigantes do futebol brasileiro. Na oportunidade, o clube foi algoz do rebaixamento do Cruzeiro.
Nesta temporada, o CSA fez história na Copa do Brasil, eliminou o Grêmio e chegou até às oitavas do torneio. Porém, o Azulão amargou um rebaixamento traumático, na última rodada da Série C.
Mais lidas
-
1Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
2Obsessão doentia
O que acontece no final da série do Globoplay 'Dias Perfeitos'?
-
3Falta de água
Abastecimento de água em Murici é afetado por falta de energia neste sábado (30)
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Perda!
Luto na dramaturgia: atriz Bia Lomelino morre aos 25 anos